Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113108
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
dc.contributor.authorSoares, Milton Joel Henriques-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:04:41Z-
dc.date.available2024-02-05T23:04:41Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113108-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente Relatório descreve a Prática Pedagógica e aplicações e reflexões científico-pedagógicas levadas a cabo no ensino sobre o tema da relação entre a oralidade e a escrita e os confrontos e desafios que surgem entre estes domínios na aprendizagem do Francês, língua estrangeira (FLE) e do Português, língua materna. Estas duas componentes do Relatório foram desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2022/2023, em contexto escolar em duas turmas, uma de 7.º ano, do 3.º ciclo do Ensino Básico para a disciplina de Francês e uma de 10.º do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Na área do Francês, privilegiou-se a relação Oralidade-Escrita de forma que os alunos pudessem adquirir a nova língua de forma sólida, com recurso a uma boa pronuncia e à correção da escrita. Na área do Português, visou-se reforçar a aquisição de conhecimentos gramaticais e literários dos alunos através da relação Oralidade-Escrita. Tratando-se de um Relatório e estágio bidisciplinares, foi necessário articular o tema de investigação e a prática pedagógica a cada uma das disciplinas, Português e Francês, aos respetivos anos de escolaridade e correspondentes objetivos de aprendizagem. Por um lado, de uma disciplina de língua materna (Português), de nível secundário e, por outro lado, de uma disciplina de iniciação a uma língua estrangeira (Francês), no 3.º ciclo do ensino básico. Os desafios em cada uma das disciplinas foram também distintos. Para cada uma das disciplinas, os objetivos de ensino-aprendizagem eram diferentes e por isso também as didatizações, planificações de aula e criação de materiais almejavam metas distintas.por
dc.description.abstractThis report describes the pedagogical practice and the scientific and pedagogical applications and reflections carried out in teaching practice on the subject of the relationship between orality and writing and the clashes and challenges that arise between these domains when learning French as a foreign language (FFE) and Portuguese as a mother tongue. These two components of the report were developed over the course of the 2022/2023 academic year, in a school context in two classes, one from the 7th year of the 3rd cycle of basic education for the subject of French and one from the 10th year of the Scientific-Humanistic Course in Science and Technology.In the area of French, the Orality-Writing relationship was favoured so that students could acquire the new language in a solid way using good pronunciation and correct writing. In Portuguese, the aim was to reinforce students' acquisition of grammatical and literary knowledge through the Orality-Writing relationship. As this is a bi-disciplinary report and internship, it was necessary to link the research topic and teaching practice to each of the subjects, Portuguese and French, to the respective school years and learning objectives. On the one hand, a mother tongue subject (Portuguese) at secondary level and, on the other hand, an introductory foreign language subject (French) in the 3rd cycle of basic education. The challenges in each subject were also different. The teaching-learning objectives for each subject were different and so the teaching, lesson planning and creation of materials also had different goals.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectOralityeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectBi-disciplinaryeng
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectDomínioseng
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectBidisciplinarpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectdomainspor
dc.titleEntre a Oralidade e a Escrita: confrontos e desafios na aprendizagem do Francês e do Português.por
dc.title.alternativeBetween Speaking and Writing: confrontations and challenges in learning French and Portugueseeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEntre a Oralidade e a Escrita: confrontos e desafios na aprendizagem do Francês e do Português.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203511638-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoares, Milton Joel Henriques::0009-0003-0352-2525-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriDomingues, João da Costa-
uc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
MiltonSoares_versaofinal.pdf8 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

33
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons