Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/110884
Título: | Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo | Outros títulos: | Learning in/from/with daily lives | Autor: | Oliveira, Inês Barbosa de | Palavras-chave: | Pesquisa no/do cotidiano; Cegueira epistemológica; Cotidiano escolar; Tessitura de conhecimento em redes; Daily research; Epistemological blindness; School quotidian; Fabric of networks knowledge | Data: | 2007 | Editora: | Centro de Estudos Educacao e Sociedade - CEDES | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educacao e Sociedade | Volume: | 28 | Número: | 98 | Resumo: | O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos
cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos
de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação
social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento
a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo
tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada
um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de
nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre
parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer
alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/
dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras
formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias
aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações
presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses,
valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam. This text attempts to comprehend the daily processes of learning produced by different modes of insertion of the subjects in the various spaces-times of social interaction (Santos, 1995 and 2000) to broaden the understanding of the modes and criteria of comprehension of the world built through such insertions. It brings forth the notion that, due to our vision developed within a culture, which is always partial (Santos, 2003), and to unique experiences, each one of us suffers from some epistemological blindness. It strives to shed light on some elements related to the development of research in/from/with daily experiences, considered more adequate than other, more classical forms of research that try to apprehend the logics of the quotidian at schools and to understand the creations present in these spaces, linked to the possibilities, interests, values, activities and knowledge of the subjects taking part in them. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/110884 | ISSN: | 0101-7330 | DOI: | 10.1590/S0101-73302007000100004 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Learning-infromwith-daily-livesEducacao-e-Sociedade.pdf | 108.28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
36
Visto em 17/jul/2024
Downloads
29
Visto em 17/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons