Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110884
Título: Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo
Outros títulos: Learning in/from/with daily lives
Autor: Oliveira, Inês Barbosa de 
Palavras-chave: Pesquisa no/do cotidiano; Cegueira epistemológica; Cotidiano escolar; Tessitura de conhecimento em redes; Daily research; Epistemological blindness; School quotidian; Fabric of networks knowledge
Data: 2007
Editora: Centro de Estudos Educacao e Sociedade - CEDES
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educacao e Sociedade
Volume: 28
Número: 98
Resumo: O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/ dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.
This text attempts to comprehend the daily processes of learning produced by different modes of insertion of the subjects in the various spaces-times of social interaction (Santos, 1995 and 2000) to broaden the understanding of the modes and criteria of comprehension of the world built through such insertions. It brings forth the notion that, due to our vision developed within a culture, which is always partial (Santos, 2003), and to unique experiences, each one of us suffers from some epistemological blindness. It strives to shed light on some elements related to the development of research in/from/with daily experiences, considered more adequate than other, more classical forms of research that try to apprehend the logics of the quotidian at schools and to understand the creations present in these spaces, linked to the possibilities, interests, values, activities and knowledge of the subjects taking part in them.
URI: https://hdl.handle.net/10316/110884
ISSN: 0101-7330
DOI: 10.1590/S0101-73302007000100004
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Learning-infromwith-daily-livesEducacao-e-Sociedade.pdf108.28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

36
Visto em 17/jul/2024

Downloads

29
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons