Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/110884
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Inês Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T09:09:18Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T09:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/110884 | - |
dc.description.abstract | O texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/ dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam. | pt |
dc.description.abstract | This text attempts to comprehend the daily processes of learning produced by different modes of insertion of the subjects in the various spaces-times of social interaction (Santos, 1995 and 2000) to broaden the understanding of the modes and criteria of comprehension of the world built through such insertions. It brings forth the notion that, due to our vision developed within a culture, which is always partial (Santos, 2003), and to unique experiences, each one of us suffers from some epistemological blindness. It strives to shed light on some elements related to the development of research in/from/with daily experiences, considered more adequate than other, more classical forms of research that try to apprehend the logics of the quotidian at schools and to understand the creations present in these spaces, linked to the possibilities, interests, values, activities and knowledge of the subjects taking part in them. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro de Estudos Educacao e Sociedade - CEDES | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Pesquisa no/do cotidiano | pt |
dc.subject | Cegueira epistemológica | pt |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt |
dc.subject | Tessitura de conhecimento em redes | pt |
dc.subject | Daily research | pt |
dc.subject | Epistemological blindness | pt |
dc.subject | School quotidian | pt |
dc.subject | Fabric of networks knowledge | pt |
dc.title | Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo | pt |
dc.title.alternative | Learning in/from/with daily lives | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 47 | pt |
degois.publication.lastPage | 72 | pt |
degois.publication.issue | 98 | pt |
degois.publication.title | Educacao e Sociedade | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-73302007000100004 | pt |
degois.publication.volume | 28 | pt |
dc.date.embargo | 2007-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | article | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Learning-infromwith-daily-livesEducacao-e-Sociedade.pdf | 108.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
36
checked on Jul 17, 2024
Download(s)
29
checked on Jul 17, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License