Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110884
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Inês Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-11-27T09:09:18Z-
dc.date.available2023-11-27T09:09:18Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0101-7330pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110884-
dc.description.abstractO texto expressa uma tentativa de compreensão dos processos cotidianos de aprendizagens produzidos pelos diferentes modos de inserção dos sujeitos nos diversos espaços-tempos de interação social (Santos, 1995 e 2000), com o intuito de ampliar o entendimento a respeito dos modos e critérios de compreensão do mundo tecidos por meio dessas inserções. Traz a noção de que há, em cada um de nós, uma cegueira epistemológica, oriunda da parcialidade de nossa visão desenvolvida no seio de uma cultura, também sempre parcial (Santos, 2003), e de experiências singulares. Busca esclarecer alguns elementos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa nos/ dos/com os cotidianos, considerando-a mais adequada do que outras formas mais clássicas de pesquisar para a apreensão das lógicas próprias aos fazeres cotidianos nas/das escolas e o entendimento das criações presentes nesses espaços, vinculadas a possibilidades, interesses, valores, fazeres e saberes dos sujeitos que delas participam.pt
dc.description.abstractThis text attempts to comprehend the daily processes of learning produced by different modes of insertion of the subjects in the various spaces-times of social interaction (Santos, 1995 and 2000) to broaden the understanding of the modes and criteria of comprehension of the world built through such insertions. It brings forth the notion that, due to our vision developed within a culture, which is always partial (Santos, 2003), and to unique experiences, each one of us suffers from some epistemological blindness. It strives to shed light on some elements related to the development of research in/from/with daily experiences, considered more adequate than other, more classical forms of research that try to apprehend the logics of the quotidian at schools and to understand the creations present in these spaces, linked to the possibilities, interests, values, activities and knowledge of the subjects taking part in them.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Estudos Educacao e Sociedade - CEDESpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectPesquisa no/do cotidianopt
dc.subjectCegueira epistemológicapt
dc.subjectCotidiano escolarpt
dc.subjectTessitura de conhecimento em redespt
dc.subjectDaily researchpt
dc.subjectEpistemological blindnesspt
dc.subjectSchool quotidianpt
dc.subjectFabric of networks knowledgept
dc.titleAprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundopt
dc.title.alternativeLearning in/from/with daily livespt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage47pt
degois.publication.lastPage72pt
degois.publication.issue98pt
degois.publication.titleEducacao e Sociedadept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302007000100004pt
degois.publication.volume28pt
dc.date.embargo2007-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Learning-infromwith-daily-livesEducacao-e-Sociedade.pdf108.28 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

36
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

29
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons