Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109296
Título: Relação entre habilidades cognitivas não-verbais e variáveis presentes no contexto educacional
Outros títulos: Relationship between non-verbal cognitive abilities and variables in the educational context
Relación entre habilidades cognitivas no-verbales y variables presentes en el contexto educacional
Autor: Mecca, Tatiana Pontrelli
Jana, Tatiana Abraão
Simões, Mário Rodrigues 
Macedo, Elizeu Coutinho de
Palavras-chave: Inteligência; educação; testes de desempenho; Intelligence; education; performance tests; inteligencia; educación; testes de desempeño
Data: 2015
Editora: Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia Escolar e Educacional
Volume: 19
Número: 2
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas não-verbais avaliadas pela Escala Internacional de Inteligência Leiter-R e variáveis presentes no contexto educacional. A Leiter-R foi administrada em 213 crianças com idades entre 6 e 8 anos, pertencentes a escolas públicas e particulares, juntamente com o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e a Prova de Aritmética. Os alunos de escolas particulares alcançaram uma pontuação superior aos de escolas públicas nos 6 subtestes da Leiter-R, sendo que essas diferenças também foram observadas na faixa etária de 6 anos. No entanto, aos 7e 8 anos, as diferenças foram apenas em 2 subtestes. As correlações entre a Leiter-R e os testes de desempenho acadêmico foram positivas, significativas e de magnitude moderada. As análises de regressão linear indicaram predição das habilidades cognitivas em 24,2% do desempenho em aritmética e 30,6% do desempenho de leitura.
The aim of this study was to investigate the relationship between non-verbal cognitive skills evaluated by the Leiter-R Intelligence International Scale and variables in the educational context. The Leiter-R was administered to 213 children aged between 6 and 8 years old, belonging to public and private schools, along with the Reading Competence Test of words and pseudo words and Proof of arithmetic. Students of private schools reached a higher score to the public schools in six subtests of the Leiter-R, and these differences were also observed in the age group for six years. However, between the ages of 7 and 8 years, the differences were only in two subtests. The correlations between the Leiter-R and academic achievement tests were positive, significant and of moderate magnitude. The linear regression analyzes indicated prediction of cognitive abilities in 24.2% of the arithmetic performance and 30.6% of the read performance.
El objetivo de este estudio fue verificar la relación entre habilidades cognitivas no-verbales evaluadas por la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R y variables presentes en el contexto educacional. Se administró la Leiter-R a 213 niños con edades entre 6 y 8 años, pertenecientes a escuelas públicas y particulares, juntamente con el Test de Competencia de Lectura de Palabras y Pseudo-palabras y la Prueba de Aritmética. Los alumnos de escuelas particulares alcanzaron una puntuación superior a los de escuelas públicas en los 6 sub-testes da Leiter-R, siendo que esas diferencias también fueran observadas en la etapa etaria de 6 años. Sin embargo, a los 7 y 8 años, las diferencias fueron sólo en 2 sub-testes. Las correlaciones entre la Leiter-R y los testes de desempeño académico fueron positivas, significativas y de magnitud moderada. Los análisis de regresión linear indicaron predicción de las habilidades cognitivas e nel 24,2% del desempeño en aritmética y el 30,6% del desempeño de lectura.
URI: https://hdl.handle.net/10316/109296
ISSN: 1413-8557
DOI: 10.1590/2175-3539/2015/0192844
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

52
Visto em 8/mai/2024

Downloads

44
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons