Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109296
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mecca, Tatiana Pontrelli | - |
dc.contributor.author | Jana, Tatiana Abraão | - |
dc.contributor.author | Simões, Mário Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Macedo, Elizeu Coutinho de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T10:17:10Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T10:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 1413-8557 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/109296 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas não-verbais avaliadas pela Escala Internacional de Inteligência Leiter-R e variáveis presentes no contexto educacional. A Leiter-R foi administrada em 213 crianças com idades entre 6 e 8 anos, pertencentes a escolas públicas e particulares, juntamente com o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e a Prova de Aritmética. Os alunos de escolas particulares alcançaram uma pontuação superior aos de escolas públicas nos 6 subtestes da Leiter-R, sendo que essas diferenças também foram observadas na faixa etária de 6 anos. No entanto, aos 7e 8 anos, as diferenças foram apenas em 2 subtestes. As correlações entre a Leiter-R e os testes de desempenho acadêmico foram positivas, significativas e de magnitude moderada. As análises de regressão linear indicaram predição das habilidades cognitivas em 24,2% do desempenho em aritmética e 30,6% do desempenho de leitura. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this study was to investigate the relationship between non-verbal cognitive skills evaluated by the Leiter-R Intelligence International Scale and variables in the educational context. The Leiter-R was administered to 213 children aged between 6 and 8 years old, belonging to public and private schools, along with the Reading Competence Test of words and pseudo words and Proof of arithmetic. Students of private schools reached a higher score to the public schools in six subtests of the Leiter-R, and these differences were also observed in the age group for six years. However, between the ages of 7 and 8 years, the differences were only in two subtests. The correlations between the Leiter-R and academic achievement tests were positive, significant and of moderate magnitude. The linear regression analyzes indicated prediction of cognitive abilities in 24.2% of the arithmetic performance and 30.6% of the read performance. | pt |
dc.description.abstract | El objetivo de este estudio fue verificar la relación entre habilidades cognitivas no-verbales evaluadas por la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R y variables presentes en el contexto educacional. Se administró la Leiter-R a 213 niños con edades entre 6 y 8 años, pertenecientes a escuelas públicas y particulares, juntamente con el Test de Competencia de Lectura de Palabras y Pseudo-palabras y la Prueba de Aritmética. Los alumnos de escuelas particulares alcanzaron una puntuación superior a los de escuelas públicas en los 6 sub-testes da Leiter-R, siendo que esas diferencias también fueran observadas en la etapa etaria de 6 años. Sin embargo, a los 7 y 8 años, las diferencias fueron sólo en 2 sub-testes. Las correlaciones entre la Leiter-R y los testes de desempeño académico fueron positivas, significativas y de magnitud moderada. Los análisis de regresión linear indicaron predicción de las habilidades cognitivas e nel 24,2% del desempeño en aritmética y el 30,6% del desempeño de lectura. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Inteligência | pt |
dc.subject | educação | pt |
dc.subject | testes de desempenho | pt |
dc.subject | Intelligence | pt |
dc.subject | education | pt |
dc.subject | performance tests | pt |
dc.subject | inteligencia | pt |
dc.subject | educación | pt |
dc.subject | testes de desempeño | pt |
dc.title | Relação entre habilidades cognitivas não-verbais e variáveis presentes no contexto educacional | pt |
dc.title.alternative | Relationship between non-verbal cognitive abilities and variables in the educational context | pt |
dc.title.alternative | Relación entre habilidades cognitivas no-verbales y variables presentes en el contexto educacional | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 329 | pt |
degois.publication.lastPage | 340 | pt |
degois.publication.issue | 2 | pt |
degois.publication.title | Psicologia Escolar e Educacional | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.1590/2175-3539/2015/0192844 | pt |
degois.publication.volume | 19 | pt |
dc.date.embargo | 2015-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.author.researchunit | CINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1311-1338 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relationship-between-nonverbal-cognitive-abilities-and-variables-in-the-educational-contextPsicologia-Escolar-e-Educacional.pdf | 376.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
52
checked on May 8, 2024
Download(s)
44
checked on May 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License