Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109296
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMecca, Tatiana Pontrelli-
dc.contributor.authorJana, Tatiana Abraão-
dc.contributor.authorSimões, Mário Rodrigues-
dc.contributor.authorMacedo, Elizeu Coutinho de-
dc.date.accessioned2023-10-09T10:17:10Z-
dc.date.available2023-10-09T10:17:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1413-8557pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109296-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas não-verbais avaliadas pela Escala Internacional de Inteligência Leiter-R e variáveis presentes no contexto educacional. A Leiter-R foi administrada em 213 crianças com idades entre 6 e 8 anos, pertencentes a escolas públicas e particulares, juntamente com o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e a Prova de Aritmética. Os alunos de escolas particulares alcançaram uma pontuação superior aos de escolas públicas nos 6 subtestes da Leiter-R, sendo que essas diferenças também foram observadas na faixa etária de 6 anos. No entanto, aos 7e 8 anos, as diferenças foram apenas em 2 subtestes. As correlações entre a Leiter-R e os testes de desempenho acadêmico foram positivas, significativas e de magnitude moderada. As análises de regressão linear indicaram predição das habilidades cognitivas em 24,2% do desempenho em aritmética e 30,6% do desempenho de leitura.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the relationship between non-verbal cognitive skills evaluated by the Leiter-R Intelligence International Scale and variables in the educational context. The Leiter-R was administered to 213 children aged between 6 and 8 years old, belonging to public and private schools, along with the Reading Competence Test of words and pseudo words and Proof of arithmetic. Students of private schools reached a higher score to the public schools in six subtests of the Leiter-R, and these differences were also observed in the age group for six years. However, between the ages of 7 and 8 years, the differences were only in two subtests. The correlations between the Leiter-R and academic achievement tests were positive, significant and of moderate magnitude. The linear regression analyzes indicated prediction of cognitive abilities in 24.2% of the arithmetic performance and 30.6% of the read performance.pt
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue verificar la relación entre habilidades cognitivas no-verbales evaluadas por la Escala Internacional de Inteligencia Leiter-R y variables presentes en el contexto educacional. Se administró la Leiter-R a 213 niños con edades entre 6 y 8 años, pertenecientes a escuelas públicas y particulares, juntamente con el Test de Competencia de Lectura de Palabras y Pseudo-palabras y la Prueba de Aritmética. Los alumnos de escuelas particulares alcanzaron una puntuación superior a los de escuelas públicas en los 6 sub-testes da Leiter-R, siendo que esas diferencias también fueran observadas en la etapa etaria de 6 años. Sin embargo, a los 7 y 8 años, las diferencias fueron sólo en 2 sub-testes. Las correlaciones entre la Leiter-R y los testes de desempeño académico fueron positivas, significativas y de magnitud moderada. Los análisis de regresión linear indicaron predicción de las habilidades cognitivas e nel 24,2% del desempeño en aritmética y el 30,6% del desempeño de lectura.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectInteligênciapt
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjecttestes de desempenhopt
dc.subjectIntelligencept
dc.subjecteducationpt
dc.subjectperformance testspt
dc.subjectinteligenciapt
dc.subjecteducaciónpt
dc.subjecttestes de desempeñopt
dc.titleRelação entre habilidades cognitivas não-verbais e variáveis presentes no contexto educacionalpt
dc.title.alternativeRelationship between non-verbal cognitive abilities and variables in the educational contextpt
dc.title.alternativeRelación entre habilidades cognitivas no-verbales y variables presentes en el contexto educacionalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage329pt
degois.publication.lastPage340pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.titlePsicologia Escolar e Educacionalpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/2175-3539/2015/0192844pt
degois.publication.volume19pt
dc.date.embargo2015-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-1311-1338-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

52
checked on May 8, 2024

Download(s)

44
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons