Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108337
Título: Leitura: Relação entre Consciência Fonológica, Compreensão da Leitura e Percepção dos Professores
Outros títulos: Relationship between Phonological Awareness, Reading Comprehension, and Perception of Teachers
Autor: Figueira, Ana Paula Couceiro 
Silva, Miriam 
Palavras-chave: leitura; consciência fonológica; linguagem oral; linguagem escrita; reading; phonological awareness; oral language; written language
Data: 2017
Editora: Departamento de Psicologia, Universidade de Brasilia
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia: Teoria e Pesquisa
Volume: 33
Número: 0
Resumo: Existe, em Portugal, uma carência de instrumentos válidos que avaliem os processos envolvidos na leitura. No processo de validação da bateria PROLEC-R (validade concorrente e preditiva), foram analisadas as relações entre consciência fonológica, compreensão da leitura e percepção dos professores das capacidades leitoras dos alunos. Neste estudo, participaram 30 alunos do 4º ano de escolaridade. Foram encontradas correlações positivas e estatisticamente significativas entre consciência fonológica e percepção dos professores e entre compreensão da leitura e perceção dos professores. Todavia, não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica e a compreensão da leitura. Esses resultados não vão no mesmo sentido dos obtidos na maioria dos estudos, podendo justificar-se pelo pequeno tamanho da amostra.
In Portugal exists a lack of valid instruments assessing the processes involved in reading. During the validation process of the PROLEC-Rbattery (concurrent and predictive validity) the relations were analyzed between phonological awareness, reading comprehension and teachers´ perception of the reading capacity of students. In this study 30 students in their 4th year participated. Statistically significant and positive correlations were found between phonological awareness and the teachers´ perception of the reading skills of students and between reading comprehension and teachers´perception. However, no statistically significant associations were found between phonological awareness and reading comprehension. These results do not concur with those obtained in most studies, which can be justified by the small sample size.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108337
ISSN: 1806-3446
0102-3772
DOI: 10.1590/0102.3772e33313
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 8/mai/2024

Downloads

9
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons