Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108337
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFigueira, Ana Paula Couceiro-
dc.contributor.authorSilva, Miriam-
dc.date.accessioned2023-08-24T11:29:27Z-
dc.date.available2023-08-24T11:29:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1806-3446pt
dc.identifier.issn0102-3772pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108337-
dc.description.abstractExiste, em Portugal, uma carência de instrumentos válidos que avaliem os processos envolvidos na leitura. No processo de validação da bateria PROLEC-R (validade concorrente e preditiva), foram analisadas as relações entre consciência fonológica, compreensão da leitura e percepção dos professores das capacidades leitoras dos alunos. Neste estudo, participaram 30 alunos do 4º ano de escolaridade. Foram encontradas correlações positivas e estatisticamente significativas entre consciência fonológica e percepção dos professores e entre compreensão da leitura e perceção dos professores. Todavia, não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica e a compreensão da leitura. Esses resultados não vão no mesmo sentido dos obtidos na maioria dos estudos, podendo justificar-se pelo pequeno tamanho da amostra.pt
dc.description.abstractIn Portugal exists a lack of valid instruments assessing the processes involved in reading. During the validation process of the PROLEC-Rbattery (concurrent and predictive validity) the relations were analyzed between phonological awareness, reading comprehension and teachers´ perception of the reading capacity of students. In this study 30 students in their 4th year participated. Statistically significant and positive correlations were found between phonological awareness and the teachers´ perception of the reading skills of students and between reading comprehension and teachers´perception. However, no statistically significant associations were found between phonological awareness and reading comprehension. These results do not concur with those obtained in most studies, which can be justified by the small sample size.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherDepartamento de Psicologia, Universidade de Brasiliapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectconsciência fonológicapt
dc.subjectlinguagem oralpt
dc.subjectlinguagem escritapt
dc.subjectreadingpt
dc.subjectphonological awarenesspt
dc.subjectoral languagept
dc.subjectwritten languagept
dc.titleLeitura: Relação entre Consciência Fonológica, Compreensão da Leitura e Percepção dos Professorespt
dc.title.alternativeRelationship between Phonological Awareness, Reading Comprehension, and Perception of Teacherspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage9pt
degois.publication.issue0pt
degois.publication.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/0102.3772e33313pt
degois.publication.volume33pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

37
checked on May 8, 2024

Download(s)

9
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons