Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102997
Título: Ensino da Matemática: Nada é impossível, só depende da perspetiva!
Outros títulos: Mathematics Teaching: Nothing is impossible, it just depends on the perspective!
Autor: Batista, Diana Sofia Dias
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Palavras-chave: Estágio Curricular; Ensino da Matemática; Pedagogia; Atividades; Formação Docente; Curricular Internship; Teaching Mathematics; Pedagogy; Activities; Teacher Training
Data: 22-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ensino da Matemática: Nada é impossível, só depende da perspetiva!
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: Foi no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que se realizou, na Escola Secundária José Falcão (ESJF), em Coimbra, no ano letivo 2021/2022, o estágio curricular do Núcleo constituído pelas estagiárias Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida e por mim, Diana Batista, autora do presente relatório, sob orientação científica da Professora Doutora Helena Albuquerque e com a Professora Natividade Correia como Orientadora Cooperante.No início do ano letivo, foram sorteadas entre as Professoras Estagiárias as três turmas atribuídas pela ESJF à Orientadora Cooperante. A turma na qual a Professora Estagiária realizou a prática letiva supervisionada foi a turma de 12º ano. Além disso, o Núcleo de Estágio assistiu às aulas de todas as turmas, acompanhando a Orientadora Cooperante em toda a sua componente letiva do horário.Durante o ano letivo, as Professoras Estagiárias prepararam atividades, quer em grupo, quer de forma individual e colaboraram com a Orientadora Cooperante em toda a prática letiva, nomeadamente no apoio aos discentes, na elaboração de fichas de trabalho e momentos de avaliação e participação em momentos inerentes ao funcionamento escolar.O presente relatório visa descrever e refletir sobre toda a prática docente, incluindo a prática pedagógica, as atividades organizadas, bem como a participação na comunidade escolar e como estas influenciaram as competências e capacidades da Professora Estagiária, ao longo do ano. Termina-se o presente relatório com uma reflexão crítica acerca da vivência no atual ambiente escolar e como ele afeta o dia-a-dia dos intervenientes.
It was within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education of the Department of Mathematics of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra that it took place, at Escola Secundária José Falcão (ESJF), in Coimbra, in the year academic year 2021/2022, the curricular internship of the Nucleus made up of interns Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida and myself, Diana Batista, author of this report, under the scientific guidance of Professor Helena Albuquerque and with Professor Natividade Correia as Cooperating Advisor.At the beginning of the school year, the three classes assigned by the ESJF to the Cooperating Advisor were drawn from among the Trainee Teachers. The class in which the author of this report performed the supervised teaching practice was the 12th grade class. In addition, all interns attended the classes of all classes, accompanying the Cooperating Advisor throughout her teaching component of the timetable.During the school year, the Intern Teachers prepared activities, either in groups or individually, and collaborated with the Cooperating Advisor throughout the teaching practice, namely in supporting students, in the elaboration of worksheets and moments of evaluation and participation in moments inherent to school functioning.This report aims to describe and reflect on the entire teaching practice, including pedagogical practice, organized activities, as well as participation in the school community and how these influenced the Intern Teacher's skills and abilities throughout the year.This report ends with a critical reflection about the experience in the current school environment and how it affects the day-to-day of the participants.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102997
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE 2017267511.pdf24.85 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

60
Visto em 16/jul/2024

Downloads

85
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons