Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102997
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
dc.contributor.authorBatista, Diana Sofia Dias-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:02:47Z-
dc.date.available2022-10-17T22:02:47Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102997-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractFoi no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que se realizou, na Escola Secundária José Falcão (ESJF), em Coimbra, no ano letivo 2021/2022, o estágio curricular do Núcleo constituído pelas estagiárias Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida e por mim, Diana Batista, autora do presente relatório, sob orientação científica da Professora Doutora Helena Albuquerque e com a Professora Natividade Correia como Orientadora Cooperante.No início do ano letivo, foram sorteadas entre as Professoras Estagiárias as três turmas atribuídas pela ESJF à Orientadora Cooperante. A turma na qual a Professora Estagiária realizou a prática letiva supervisionada foi a turma de 12º ano. Além disso, o Núcleo de Estágio assistiu às aulas de todas as turmas, acompanhando a Orientadora Cooperante em toda a sua componente letiva do horário.Durante o ano letivo, as Professoras Estagiárias prepararam atividades, quer em grupo, quer de forma individual e colaboraram com a Orientadora Cooperante em toda a prática letiva, nomeadamente no apoio aos discentes, na elaboração de fichas de trabalho e momentos de avaliação e participação em momentos inerentes ao funcionamento escolar.O presente relatório visa descrever e refletir sobre toda a prática docente, incluindo a prática pedagógica, as atividades organizadas, bem como a participação na comunidade escolar e como estas influenciaram as competências e capacidades da Professora Estagiária, ao longo do ano. Termina-se o presente relatório com uma reflexão crítica acerca da vivência no atual ambiente escolar e como ele afeta o dia-a-dia dos intervenientes.por
dc.description.abstractIt was within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education of the Department of Mathematics of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra that it took place, at Escola Secundária José Falcão (ESJF), in Coimbra, in the year academic year 2021/2022, the curricular internship of the Nucleus made up of interns Ana Rita Carvalho, Bibiana Almeida and myself, Diana Batista, author of this report, under the scientific guidance of Professor Helena Albuquerque and with Professor Natividade Correia as Cooperating Advisor.At the beginning of the school year, the three classes assigned by the ESJF to the Cooperating Advisor were drawn from among the Trainee Teachers. The class in which the author of this report performed the supervised teaching practice was the 12th grade class. In addition, all interns attended the classes of all classes, accompanying the Cooperating Advisor throughout her teaching component of the timetable.During the school year, the Intern Teachers prepared activities, either in groups or individually, and collaborated with the Cooperating Advisor throughout the teaching practice, namely in supporting students, in the elaboration of worksheets and moments of evaluation and participation in moments inherent to school functioning.This report aims to describe and reflect on the entire teaching practice, including pedagogical practice, organized activities, as well as participation in the school community and how these influenced the Intern Teacher's skills and abilities throughout the year.This report ends with a critical reflection about the experience in the current school environment and how it affects the day-to-day of the participants.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Curricularpor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectAtividadespor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectCurricular Internshipeng
dc.subjectTeaching Mathematicseng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectActivitieseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titleEnsino da Matemática: Nada é impossível, só depende da perspetiva!por
dc.title.alternativeMathematics Teaching: Nothing is impossible, it just depends on the perspective!eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Matemática da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEnsino da Matemática: Nada é impossível, só depende da perspetiva!por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203080041-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBatista, Diana Sofia Dias::0000-0002-1004-2357-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e-
uc.degree.elementojuriAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
uc.degree.elementojuriCaseiro, Raquel Susana Giraldes-
uc.contributor.advisorAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE 2017267511.pdf24.85 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

60
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

85
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons