Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101457
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at Quinta das Flores Elementary and Secondary School with class D of the 7th grade in the school year 2021/2022: The perception of the student teacher, her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in physical education classes
Authors: Figueiredo, Maria Luís e Vasconcelos
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Análise reflexiva; perceção pedagógica; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Reflective analysis; pedagogical perception
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Física
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio corresponde à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e foi realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto à turma D do 7ºano, para o presente ano letivo.O ambiente de estágio pedagógico, em que existe Prática Pedagógica Supervisionada, permite ao aluno mestrando desempenhar o papel de professor estagiário, aplicando em contexto real os seus conhecimentos teóricos, adquiridos pela formação, e construindo assim a sua identidade profissional. Ao longo do documento, conseguimos observar três capítulos nos quais descrevemos e refletimos sobres os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo há a contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais e a caracterização do meio. O segundo capítulo, encontra-se subdividido em quatro áreas, que dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo é constituído pelo desenvolvimento do Tema- Problema, designado “A perceção da professora estagiária e respetivos alunos e orientador, sobre a intervenção pedagógica no contexto de aula de Educação Física”. Ao desenvolver um estudo deste carácter, pretendemos munir-nos das ferramentas necessárias para o desenvolvimento da nossa identidade, através da análise e reflexão sobre concordâncias e discordâncias, entre os diversos participantes deste contexto. Este exercício, permitiu-nos traçar estratégias que, aliadas ao maior tempo de prática e contacto com o ambiente escolar, promoveram o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da professora estagiária e dos alunos, através da aproximação das suas perceções nas dimensões instrução e avaliação.
This Internship Report corresponds to the completion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and was held at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, together with class D of the 7th year (third cycle), for the present school year.The pedagogical internship environment, in which there is Supervised Pedagogical Practice, allows the master's student to play the role of student teacher, applying in real context his theoretical knowledge, acquired by training, and thus building his professional identity.Throughout the document, we were able to observe three chapters in which we describe and reflect on the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. In the first chapter there is the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations and the characterization of the environment. The second chapter is subdivided into four areas, which concern the teaching-learning process, school organization and management, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. Finally, the third chapter consists of the development of the Problem Theme, called "The perception of the student teacher and her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in the context of physical education class". In developing a study of this character, we intend to provide ourselves with the necessary tools for the development of our identity, through the analysis and reflection on agreements and disagreements, among the various participants of this context. This exercise allowed us to devise strategies that, together with longer practice time and contact with the school environment, promote the development of teachers and students, through the approximation of their perceptions in the instruction and evaluation dimensions.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est_MariaLuís_2016218375.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

117
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

91
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons