Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101457
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Luís e Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:01:09Z-
dc.date.available2022-08-25T22:01:09Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101457-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio corresponde à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e foi realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto à turma D do 7ºano, para o presente ano letivo.O ambiente de estágio pedagógico, em que existe Prática Pedagógica Supervisionada, permite ao aluno mestrando desempenhar o papel de professor estagiário, aplicando em contexto real os seus conhecimentos teóricos, adquiridos pela formação, e construindo assim a sua identidade profissional. Ao longo do documento, conseguimos observar três capítulos nos quais descrevemos e refletimos sobres os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo há a contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais e a caracterização do meio. O segundo capítulo, encontra-se subdividido em quatro áreas, que dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo é constituído pelo desenvolvimento do Tema- Problema, designado “A perceção da professora estagiária e respetivos alunos e orientador, sobre a intervenção pedagógica no contexto de aula de Educação Física”. Ao desenvolver um estudo deste carácter, pretendemos munir-nos das ferramentas necessárias para o desenvolvimento da nossa identidade, através da análise e reflexão sobre concordâncias e discordâncias, entre os diversos participantes deste contexto. Este exercício, permitiu-nos traçar estratégias que, aliadas ao maior tempo de prática e contacto com o ambiente escolar, promoveram o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da professora estagiária e dos alunos, através da aproximação das suas perceções nas dimensões instrução e avaliação.por
dc.description.abstractThis Internship Report corresponds to the completion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and was held at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, together with class D of the 7th year (third cycle), for the present school year.The pedagogical internship environment, in which there is Supervised Pedagogical Practice, allows the master's student to play the role of student teacher, applying in real context his theoretical knowledge, acquired by training, and thus building his professional identity.Throughout the document, we were able to observe three chapters in which we describe and reflect on the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. In the first chapter there is the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations and the characterization of the environment. The second chapter is subdivided into four areas, which concern the teaching-learning process, school organization and management, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. Finally, the third chapter consists of the development of the Problem Theme, called "The perception of the student teacher and her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in the context of physical education class". In developing a study of this character, we intend to provide ourselves with the necessary tools for the development of our identity, through the analysis and reflection on agreements and disagreements, among the various participants of this context. This exercise allowed us to devise strategies that, together with longer practice time and contact with the school environment, promote the development of teachers and students, through the approximation of their perceptions in the instruction and evaluation dimensions.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectAnálise reflexivapor
dc.subjectperceção pedagógicapor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectReflective analysiseng
dc.subjectpedagogical perceptioneng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativePedagogical Internship Report developed at Quinta das Flores Elementary and Secondary School with class D of the 7th grade in the school year 2021/2022: The perception of the student teacher, her students and cooperating teacher, about pedagogical intervention in physical education classeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma D do 7º ano no ano letivo 2021/2022: A perceção da professora estagiária, dos respetivos alunos e professor cooperante, sobre a Intervenção Pedagógica nas aulas de Educação Físicapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055209-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFigueiredo, Maria Luís e Vasconcelos::0000-0002-5751-0840-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
uc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est_MariaLuís_2016218375.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

117
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

91
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons