Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/99948
Título: | Optimização do processo de carregamento de veículos eléctricos | Autor: | Rebelo, Joana dos Santos Martinho | Orientador: | Gouveia, João Eduardo da Silveira | Palavras-chave: | veículo eléctrico; carregamento; planeamento; folga; electric vehicle; charging; scheduling; slack | Data: | Jun-2013 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Nesta dissertação estudamos o problema de calendarização do carregamento
dos veículos eléctricos (VE) numa estação de carregamento.
Assumimos que apenas um número limitado de VE podem carregar simultaneamente
por instante e que relativamente a cada um deles possuímos
a informação da quantidade de energia que necessitam para carregar e o
tempo disponível para o fazer. Ao contrário do que se veri ca em muitas
abordagens aplicadas a este problema, neste trabalho é permitida a
possibilidade de interromper o carregamento dos VE .
Neste trabalho descreveremos o problema do planeamento do carregamento
dos VE, apresentando a sua formulação matemática segundo
duas abordagens, discreta e contínua. Desenvolveremos um novo mé-
todo baseado numa regra de despacho de modo a abordar o problema de
calendarização de forma discreta, designado método da folga. Posteriormente
serão consideradas diversas extensões deste método abordando
várias vertentes do problema, nomeadamente o caso de não admissibilidade,
minimização de interrupções e a implementação de um sistema
de reserva. Por último, serão apresentados resultados numéricos para
análise dos métodos propostos. In this thesis, we study the problem of scheduling the charging of electric vehicles (EV) at a charging station. We assume only a limited number of EV can charge simultaneously and that for each of them we know the amount of energy needed and the available time to do it. Unlike what occurs in many approaches to this problem, in this work we allow the possibility to interrupt the charging of EV. In this work we describe the problem of planning the charging of EV, formulating it according to two approaches, discrete and continuous. We will develop a new method based on dispatching rules to solve the scheduling problem in a discrete approach, designated slack method. Extensions of this method will be developed for solving various aspects of this problem, notably the case of non-admissibility, minimizing the interruptions and implementing a reservation system. Finally, numerical results are presented analysing the methods propost. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Matemática, especialização em Estatística, Optimização e Matemática Financeira, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99948 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Matemática - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado - Joana Rebelo.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
83
Visto em 16/abr/2024
Downloads
14
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.