Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99948
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dc.contributor.advisorGouveia, João Eduardo da Silveira-
dc.contributor.authorRebelo, Joana dos Santos Martinho-
dc.date.accessioned2022-04-26T09:38:39Z-
dc.date.available2022-04-26T09:38:39Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99948-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Matemática, especialização em Estatística, Optimização e Matemática Financeira, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNesta dissertação estudamos o problema de calendarização do carregamento dos veículos eléctricos (VE) numa estação de carregamento. Assumimos que apenas um número limitado de VE podem carregar simultaneamente por instante e que relativamente a cada um deles possuímos a informação da quantidade de energia que necessitam para carregar e o tempo disponível para o fazer. Ao contrário do que se veri ca em muitas abordagens aplicadas a este problema, neste trabalho é permitida a possibilidade de interromper o carregamento dos VE . Neste trabalho descreveremos o problema do planeamento do carregamento dos VE, apresentando a sua formulação matemática segundo duas abordagens, discreta e contínua. Desenvolveremos um novo mé- todo baseado numa regra de despacho de modo a abordar o problema de calendarização de forma discreta, designado método da folga. Posteriormente serão consideradas diversas extensões deste método abordando várias vertentes do problema, nomeadamente o caso de não admissibilidade, minimização de interrupções e a implementação de um sistema de reserva. Por último, serão apresentados resultados numéricos para análise dos métodos propostos.pt
dc.description.abstractIn this thesis, we study the problem of scheduling the charging of electric vehicles (EV) at a charging station. We assume only a limited number of EV can charge simultaneously and that for each of them we know the amount of energy needed and the available time to do it. Unlike what occurs in many approaches to this problem, in this work we allow the possibility to interrupt the charging of EV. In this work we describe the problem of planning the charging of EV, formulating it according to two approaches, discrete and continuous. We will develop a new method based on dispatching rules to solve the scheduling problem in a discrete approach, designated slack method. Extensions of this method will be developed for solving various aspects of this problem, notably the case of non-admissibility, minimizing the interruptions and implementing a reservation system. Finally, numerical results are presented analysing the methods propost.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectveículo eléctricopt
dc.subjectcarregamentopt
dc.subjectplaneamentopt
dc.subjectfolgapt
dc.subjectelectric vehiclept
dc.subjectchargingpt
dc.subjectschedulingpt
dc.subjectslackpt
dc.titleOptimização do processo de carregamento de veículos eléctricospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-06-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Matemáticapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCMUC - Centre for Mathematics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8345-9754-
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