Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99719
Título: Escultura de São Jorge - Da sua criação ao restauro!
Autor: Pereira, Jorge Manuel Borges
Orientador: Gil, Francisco Paulo de Sá Campos
Data: Set-2011
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação é o resultado final de uma intervenção de conservação e restauro numa escultura em madeira policromada, pertencente à Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, identificada como São Jorge, do século XIX (1819, segundo inscrição na escultura), intervenção essa que ocorreu nas instalações da empresa OURO FINO de JMBP. Procurou-se que a intervenção se baseasse na componente da conservação em detrimento do restauro. Porém, não foi esquecido o aspecto visual da escultura, dando-lhe para isso um tratamento que desse uma pequena impressão daquilo que seria o seu aspecto original. Foram avaliadas e preservadas as intervenções anteriores sem, contudo, deixar de questionar se foram as mais correctas. Devido a dificuldades logísticas em deslocar a peça para análises e exames laboratoriais, foram recolhidas amostras, para no futuro se proceder à sua execução. O estudo à vista desarmada e a microscópio, foram as técnicas mais utilizadas. Foi feito um estudo histórico e iconográfico da peça, no qual foi feito uma relação entre os diferentes tipos de materiais (espécies de madeira) e a função que cada um ocupa na peça. A incessante busca pelo autor da peça, apesar da assinatura inscrita nela, deixou-nos com mais motivação para que não percamos o entusiasmo e a dedicação nessa demanda.
This dissertation is the end result of an intervention of conservation and restoration in a sculpture in polychrome wood, belonging to “Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra”, identified as Saint George, XIX century (1819). This intervention took place at the premises of the company “OURO FINO de JMBP”. As much as possible, the intervention was based on the component of conservation to the detriment of the restoration. However, the visual appearance of the sculpture was not overlooked, giving it for this treatment a small impression of what would be its original aspect. The previous interventions were evaluated and preserved, without stopping to question whether they were the most correct. Due to logistical difficulties in moving the piece for analysis and laboratory tests, samples were collected, so in the future it will be possible to be implemented. The most commonly used techniques for the inspection of the sculpture were the naked eye and the microscope observation. An iconographic and historical study of the statue was done, establishing a relationship between the different types of materials (wood species) and the role that each occupies in the art work. The incessant search for the author of the piece, in spite of the signature inscribed in it, has left us with more motivation, enthusiasm and dedication to its pursuit.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99719
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Mestrado Jorge Pereira.pdf6.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 8/mai/2024

Downloads

73
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.