Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/99549
Título: | Literacia académica: a experiência de Linguagem e Comunicação | Autor: | Soares, Rute Santos, Joana Vieira |
Editor: | Remião, Fernando Oliveira, José Fernando Castro, Luís Ferreira, Maria Amélia Pinto, Patrícia Rosado Cadima, Rita |
Palavras-chave: | Literacia académica; Competência transversal; Comunicação | Data: | 15-Jul-2016 | Editora: | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES) | Título da revista, periódico, livro ou evento: | 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Lisboa, 14 e 15 de julho de 2016 | Local de edição ou do evento: | Lisboa | Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da experiência pedagógica desenvolvida na opção Linguagem e Comunicação, considerando o seu contributo para a formação inicial e transversal dos estudantes do 1.º ano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, justifica-se a evolução dos objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de trabalho e de avaliação com o contexto socioeducativo de acesso ao ensino superior e com o perfil dos estudantes, muitos dos quais patenteiam, pela sua formação anterior, situações de iliteracia académica. As práticas explicitadas no artigo (com ênfase no debate em aula), que se destinam a facilitar a transição entre o ensino secundário e superior, desenvolver competências em pesquisa individual e trabalho colaborativo e promover um conhecimento transversal, são também enquadradas numa linha teórico-metodológica de iniciação às práticas académicas. Por fim, o artigo analisa comparativamente o ponto de vista dos estudantes e das docentes, com destaque para o modelo de teste com e sem consulta. Da súmula resulta a convicção de que a iniciação explícita à teoria e às práticas da comunicação, numa turma com estudantes de cursos distintos, pode auxiliar a transição entre níveis de ensino, contribuir para o diálogo entre áreas disciplinares e promover a literacia académica. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99549 | ISBN: | 978-989-98576-5-0 | DOI: | cv-prod-375491 cv-prod-375491 |
Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CELGA - Artigos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos_Soares_2017_Literacia.pdf | 142.49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
182
Visto em 24/set/2024
Downloads
98
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.