Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99549
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Rute | - |
dc.contributor.author | Santos, Joana Vieira | - |
dc.contributor.editor | Remião, Fernando | en_US |
dc.contributor.editor | Oliveira, José Fernando | en_US |
dc.contributor.editor | Castro, Luís | en_US |
dc.contributor.editor | Ferreira, Maria Amélia | en_US |
dc.contributor.editor | Pinto, Patrícia Rosado | en_US |
dc.contributor.editor | Cadima, Rita | en_US |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T12:23:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T12:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-15 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-98576-5-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99549 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados da experiência pedagógica desenvolvida na opção Linguagem e Comunicação, considerando o seu contributo para a formação inicial e transversal dos estudantes do 1.º ano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, justifica-se a evolução dos objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de trabalho e de avaliação com o contexto socioeducativo de acesso ao ensino superior e com o perfil dos estudantes, muitos dos quais patenteiam, pela sua formação anterior, situações de iliteracia académica. As práticas explicitadas no artigo (com ênfase no debate em aula), que se destinam a facilitar a transição entre o ensino secundário e superior, desenvolver competências em pesquisa individual e trabalho colaborativo e promover um conhecimento transversal, são também enquadradas numa linha teórico-metodológica de iniciação às práticas académicas. Por fim, o artigo analisa comparativamente o ponto de vista dos estudantes e das docentes, com destaque para o modelo de teste com e sem consulta. Da súmula resulta a convicção de que a iniciação explícita à teoria e às práticas da comunicação, numa turma com estudantes de cursos distintos, pode auxiliar a transição entre níveis de ensino, contribuir para o diálogo entre áreas disciplinares e promover a literacia académica. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES) | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Literacia académica | pt |
dc.subject | Competência transversal | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.title | Literacia académica: a experiência de Linguagem e Comunicação | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
degois.publication.firstPage | 279 | pt |
degois.publication.lastPage | 286 | pt |
degois.publication.location | Lisboa | pt |
degois.publication.title | 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Lisboa, 14 e 15 de julho de 2016 | pt |
dc.date.updated | 2022-03-23T23:39:05Z | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | cv-prod-375491 | - |
dc.identifier.doi | cv-prod-375491 | - |
dc.description.version | B418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-375491 | - |
dc.date.embargo | 2016-07-15 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | conferenceObject | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.author.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-3460-1926 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-6711-8113 | - |
Appears in Collections: | I&D CELGA - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Santos_Soares_2017_Literacia.pdf | 142.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.