Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99549
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Rute-
dc.contributor.authorSantos, Joana Vieira-
dc.contributor.editorRemião, Fernandoen_US
dc.contributor.editorOliveira, José Fernandoen_US
dc.contributor.editorCastro, Luísen_US
dc.contributor.editorFerreira, Maria Améliaen_US
dc.contributor.editorPinto, Patrícia Rosadoen_US
dc.contributor.editorCadima, Ritaen_US
dc.date.accessioned2022-03-25T12:23:56Z-
dc.date.available2022-03-25T12:23:56Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.isbn978-989-98576-5-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/99549-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados da experiência pedagógica desenvolvida na opção Linguagem e Comunicação, considerando o seu contributo para a formação inicial e transversal dos estudantes do 1.º ano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, justifica-se a evolução dos objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos, metodologias de trabalho e de avaliação com o contexto socioeducativo de acesso ao ensino superior e com o perfil dos estudantes, muitos dos quais patenteiam, pela sua formação anterior, situações de iliteracia académica. As práticas explicitadas no artigo (com ênfase no debate em aula), que se destinam a facilitar a transição entre o ensino secundário e superior, desenvolver competências em pesquisa individual e trabalho colaborativo e promover um conhecimento transversal, são também enquadradas numa linha teórico-metodológica de iniciação às práticas académicas. Por fim, o artigo analisa comparativamente o ponto de vista dos estudantes e das docentes, com destaque para o modelo de teste com e sem consulta. Da súmula resulta a convicção de que a iniciação explícita à teoria e às práticas da comunicação, numa turma com estudantes de cursos distintos, pode auxiliar a transição entre níveis de ensino, contribuir para o diálogo entre áreas disciplinares e promover a literacia académica.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCongresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectLiteracia académicapt
dc.subjectCompetência transversalpt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleLiteracia académica: a experiência de Linguagem e Comunicaçãopt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage279pt
degois.publication.lastPage286pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.title3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Lisboa, 14 e 15 de julho de 2016pt
dc.date.updated2022-03-23T23:39:05Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doicv-prod-375491-
dc.identifier.doicv-prod-375491-
dc.description.versionB418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-375491-
dc.date.embargo2016-07-15*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.orcid0000-0002-3460-1926-
crisitem.author.orcid0000-0002-6711-8113-
Appears in Collections:I&D CELGA - Artigos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Santos_Soares_2017_Literacia.pdf142.49 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.