Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99342
Título: Parentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Crianças
Outros títulos: Mindful Parenting and Children's Difficulties in Emotional Expression: The Mediating Role of Children's Dispositional Mindfulness
Autor: Santos, Diana Ferreira
Orientador: Fonseca, Ana Dias
Moreira, Helena Teresa da Cruz
Palavras-chave: Parentalidade consciente; Expressão emocional das crianças; Mindfulness disposicional das crianças; Mindful parenting; Children's emotional expression; Children's dispositional mindfulness
Data: 22-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Parentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Crianças
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Este estudo procurou analisar (1) se a parentalidade consciente se encontrava associada a menores dificuldades de expressão emocional nas crianças através do mindfulness disposicional das mesmas e (2) se a idade das crianças atuaria como moderador nesta relação. 264 díades compostas por uma criança (média de idades: 9.70 anos) e respetiva figura parental (82.6% mães) completaram instrumentos de autorresposta com vista a avaliar a parentalidade consciente, as dificuldades de expressão emocional das crianças, e o mindfulness disposicional das mesmas. A análise de mediação moderada mostrou que níveis mais elevados de parentalidade consciente se encontravam associados a níveis mais baixos de dificuldades de expressão emocional através de níveis mais elevados de mindfulness disposicional. A idade das crianças apenas moderou a relação entre o mindfulness disposicional e as dificuldades de expressão emocional. Estes resultados sugerem que o mindfulness disposicional poderá ser um mecanismo importante para explicar como é que a parentalidade consciente poderá diminuir as dificuldades de expressão emocional das crianças....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
This study aimed to assess (1) whether mindful parenting was associated with lower difficulties in emotion expression through children’s dispositional mindfulness and (2) whether children’s age would moderate this relationship. 264 parent-child dyads (82.6% mothers; children’s mean age: 9.70 years) completed self-report instruments assessing mindful parenting, difficulties in emotion expression, and children’s dispositional mindfulness. A moderated mediation analysis showed that higher levels of mindful parenting were associated with lower levels of difficulties in emotion expression through higher levels of dispositional mindfulness. Children’s age only moderated the relationship between higher dispositional mindfulness and lower levels of difficulties in emotional expression. These results suggest that dispositional mindfulness may be an important mechanism in explaining how mindful parenting may lower children’s difficulties in emotional expression.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99342
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Diana Ferreira Santos Versão Final.pdf574.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

167
Visto em 16/jul/2024

Downloads

134
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons