Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99342
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Ana Dias-
dc.contributor.advisorMoreira, Helena Teresa da Cruz-
dc.contributor.authorSantos, Diana Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-15T23:02:18Z-
dc.date.available2022-03-15T23:02:18Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99342-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar (1) se a parentalidade consciente se encontrava associada a menores dificuldades de expressão emocional nas crianças através do mindfulness disposicional das mesmas e (2) se a idade das crianças atuaria como moderador nesta relação. 264 díades compostas por uma criança (média de idades: 9.70 anos) e respetiva figura parental (82.6% mães) completaram instrumentos de autorresposta com vista a avaliar a parentalidade consciente, as dificuldades de expressão emocional das crianças, e o mindfulness disposicional das mesmas. A análise de mediação moderada mostrou que níveis mais elevados de parentalidade consciente se encontravam associados a níveis mais baixos de dificuldades de expressão emocional através de níveis mais elevados de mindfulness disposicional. A idade das crianças apenas moderou a relação entre o mindfulness disposicional e as dificuldades de expressão emocional. Estes resultados sugerem que o mindfulness disposicional poderá ser um mecanismo importante para explicar como é que a parentalidade consciente poderá diminuir as dificuldades de expressão emocional das crianças....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.description.abstractThis study aimed to assess (1) whether mindful parenting was associated with lower difficulties in emotion expression through children’s dispositional mindfulness and (2) whether children’s age would moderate this relationship. 264 parent-child dyads (82.6% mothers; children’s mean age: 9.70 years) completed self-report instruments assessing mindful parenting, difficulties in emotion expression, and children’s dispositional mindfulness. A moderated mediation analysis showed that higher levels of mindful parenting were associated with lower levels of difficulties in emotion expression through higher levels of dispositional mindfulness. Children’s age only moderated the relationship between higher dispositional mindfulness and lower levels of difficulties in emotional expression. These results suggest that dispositional mindfulness may be an important mechanism in explaining how mindful parenting may lower children’s difficulties in emotional expression.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectParentalidade conscientepor
dc.subjectExpressão emocional das criançaspor
dc.subjectMindfulness disposicional das criançaspor
dc.subjectMindful parentingeng
dc.subjectChildren's emotional expressioneng
dc.subjectChildren's dispositional mindfulnesseng
dc.titleParentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Criançaspor
dc.title.alternativeMindful Parenting and Children's Difficulties in Emotional Expression: The Mediating Role of Children's Dispositional Mindfulnesseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleParentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Criançaspor
dc.date.embargoEndDate2022-09-22-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-09-22*
dc.identifier.tid202963454-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Diana Ferreira::0000-0002-3695-3351-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriPereira, Marco Daniel de Almeida-
uc.degree.elementojuriFonseca, Ana Dias-
uc.degree.elementojuriCarona, Carlos Fernando de Paulo-
uc.contributor.advisorFonseca, Ana Dias::0000-0003-1395-1406-
uc.contributor.advisorMoreira, Helena Teresa da Cruz-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Diana Ferreira Santos Versão Final.pdf574.25 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

167
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

134
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons