Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99342
Title: Parentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Crianças
Other Titles: Mindful Parenting and Children's Difficulties in Emotional Expression: The Mediating Role of Children's Dispositional Mindfulness
Authors: Santos, Diana Ferreira
Orientador: Fonseca, Ana Dias
Moreira, Helena Teresa da Cruz
Keywords: Parentalidade consciente; Expressão emocional das crianças; Mindfulness disposicional das crianças; Mindful parenting; Children's emotional expression; Children's dispositional mindfulness
Issue Date: 22-Sep-2021
Serial title, monograph or event: Parentalidade Consciente e Dificuldades de Expressão Emocional nas Crianças: O Papel Mediador do Mindfulness Disposicional nas Crianças
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Este estudo procurou analisar (1) se a parentalidade consciente se encontrava associada a menores dificuldades de expressão emocional nas crianças através do mindfulness disposicional das mesmas e (2) se a idade das crianças atuaria como moderador nesta relação. 264 díades compostas por uma criança (média de idades: 9.70 anos) e respetiva figura parental (82.6% mães) completaram instrumentos de autorresposta com vista a avaliar a parentalidade consciente, as dificuldades de expressão emocional das crianças, e o mindfulness disposicional das mesmas. A análise de mediação moderada mostrou que níveis mais elevados de parentalidade consciente se encontravam associados a níveis mais baixos de dificuldades de expressão emocional através de níveis mais elevados de mindfulness disposicional. A idade das crianças apenas moderou a relação entre o mindfulness disposicional e as dificuldades de expressão emocional. Estes resultados sugerem que o mindfulness disposicional poderá ser um mecanismo importante para explicar como é que a parentalidade consciente poderá diminuir as dificuldades de expressão emocional das crianças....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
This study aimed to assess (1) whether mindful parenting was associated with lower difficulties in emotion expression through children’s dispositional mindfulness and (2) whether children’s age would moderate this relationship. 264 parent-child dyads (82.6% mothers; children’s mean age: 9.70 years) completed self-report instruments assessing mindful parenting, difficulties in emotion expression, and children’s dispositional mindfulness. A moderated mediation analysis showed that higher levels of mindful parenting were associated with lower levels of difficulties in emotion expression through higher levels of dispositional mindfulness. Children’s age only moderated the relationship between higher dispositional mindfulness and lower levels of difficulties in emotional expression. These results suggest that dispositional mindfulness may be an important mechanism in explaining how mindful parenting may lower children’s difficulties in emotional expression.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99342
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Diana Ferreira Santos Versão Final.pdf574.25 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

129
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

100
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons