Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99340
Título: Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
Outros títulos: Integrated and Innovative Plan to combat school low achievement (PIICIE) Impact evaluation study with primary school children in Leiria
Autor: Pedro, Maria Inês Ribeiro
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Cordeiro, Pedro Miguel Gomes
Palavras-chave: Insucesso escolar; Avaliação de impacto; Intervenção PIICIE; School failure; Impact Evaluation; PIICIE intervention
Data: 17-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Estudo de avaliação de impacto com crianças do 1º CEB no concelho de Leiria
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O PIICIE é um projeto, pertencente ao concelho de Leiria, de combate ao insucesso escolar, orientado para a promoção da aprendizagem, da saúde e bem-estar das crianças, e para o reforço da qualidade do sistema de educação. Objetivos. Prever a variação da trajetória de sucesso escolar dos alunos e avaliar a robustez preditiva do modelo MIPE, identificar os fatores determinantes da qualidade do sucesso escolar e avaliar o impacto da intervenção PIICIE na modificação de trajetórias de insucesso escolar indicadas pela presença de insuficientes nas disciplinas nucleares. Método. Estudo 1: A amostra é constituída por 410 crianças, de Jardim de Infância e 1º CEB do concelho de Leiria. Os alunos são de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos. Estudo 2: A amostra é constituída por 108 crianças inscritas no 1º CEB do concelho de Leiria. Os alunos são de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. Resultados. Estudo 1: a função discriminante permitiu classificar corretamente 71% dos casos agrupados originais no ano letivo 2018-2019 e 88.3% dos casos no ano letivo 2019-2020, embora a correção desta classificação seja bastante superior para os alunos aprovados (2018-2019 - 71.5%; 2019-2020 – 89.5%) do que para os retidos (2018-2019 - 58.8%; 2019-2020 – 40%). Estudo 2: no ano letivo 2018/2019, as variáveis de Assiduidade, Currículo e Envolvimento do aluno nas sessões PIICIE predizem de forma significativa o número de insuficientes obtidos em T3. No ano letivo 2019/2020, apenas a variável do Número de Sessões PIICIE prediz, significativamente o número de insuficientes obtidos no ano letivo em análise. Conclusões. Compreensão do impacto das variáveis individuais, familiares, escolares e comunitárias nas trajetórias de insucesso escolar. Compreensão da importância da existência de equipas e de intervenções focadas na promoção do gosto pela aprendizagem.
PIICIE is a project, belonging to the municipality of Leiria, to combat school failure, aimed at promoting children's learning, health and well-being, and strengthening the quality of the education system. Objectives. Predict the variation in the trajectory of students' academic success and assess the predictive robustness of the MIPE model, identify the determinants of the quality of school success and assess the impact of the PICIE intervention in modifying the trajectories of school failure indicated by the presence of insufficient in the core subjects. Method. Study 1: The sample consists of 410 children from Kindergarten and 1st CEB of Leiria. Students are of both gender, aged between 5 and 11 years. Study 2: The sample consists of 108 children enrolled in the 1st CEB of Leiria. Students are of both gender, aged between 6 and 11 years. Results. Study 1: the discriminant function allowed to correctly classify 71% of the original grouped cases in the 2018-2019 school year and 88.3% of the cases in the 2019-2020 school year, although the correction of this classification is much higher for the successful students (2018-2019 - 71.5%; 2019-2020 - 89.5%) than for the retained (2018-2019 - 58.8%; 2019-2020 - 40%). Study 2: in the 2018/2019 school year, the variables of Attendance, Curriculum and Student Involvement in PICIE sessions significantly predict the number of insufficient students obtained in T3. In the 2019/2020 school year, only the variable Number of Sessions PIICIE significantly predicts the number of insufficient sessions obtained in the school year under analysis. Conclusions. Understanding the impact of individual, family, school and community variables on the trajectories of school failure. Understanding the importance of the existence of teams and interventions focused on promoting a taste for learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99340
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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