Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/98247
Título: Proposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Outros títulos: Proposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Autor: Abreu, Luís Eduardo da Costa
Orientador: Alves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo
Rebelo, Sérgio Miguel Martins
Palavras-chave: Identidade VIsual; Identidade visual dinamica; Identidade visual dinamica para instituições culturais; Design gráfico; Mecanismos de Variação; Visual identity; Dynamic viusal identity; Dynamic viusal identity for cultural instituitionos; Graphic desgin; Mechanisms of Variation
Data: 17-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Proposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Local de edição ou do evento: DEI - FCTUC
Resumo: O desenvolvimento de identidades visuais para instituições culturais estão,historicamente, ligadas com a necessidade de convencer artistas a trabalharemcom a instituição de forma a conseguir desenvolver um programaapelativo, convencer mecenas a investir na instituição e comunicar compúblico em geral de forma a gerar interesse sobre espaço e a programaçãoapresentada. Além disso, sempre foi um desafio conseguir comunicar acomplexidade e diversidade de áreas e disciplinas artísticas que cada instituiçãoapresenta ao público. Com a evolução da tecnologia e dos meios decomunicação surgem novas oportunidades para estas instituições poderemcomunicar a sua mensagem de modo eficiente com os diferentes públicosalvos e criar a sua marca de forma mais conveniente.Nesta dissertação efetuada sobre a proposta de identidade visual parao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz é possível encontraro trabalho desenvolvido, o plano de trabalhos, a análise efetuada sobreo Centro de Artes e Espectáculos como instituição e a da sua identidadevisual atual. Ainda é possível encontrar uma contextualização históricasobre as identidades visuais, a análise de casos de estudo de diversasidentidades visuais de instituições culturais consideradas relevantes paraeste trabalho estudando os seus mecanismos de variação e característicasresultantes de forma a compreender as vantagens do uso de mecanismosdiferentes e estratégias de comunicação. Apresenta-se também passos doprocesso de design, experiências gráficas de identidades visuais projetadaspara o Centro de Artes e Espectáculos, a explicação e aplicação do sistemadesenvolvido da identidade concebida. Ainda são apresentados estudosda aplicação da sinalética no espaço, estratégia de ativação da marca e osmateriais utilizados na comunicação com a equipa do Centro de Artes eEspectáculos.
The development of visual identities for cultural institutions has historicallybeen connected with the need to convince artists to work with theinstitution in order to develop an appealing program, to convince patronsto invest in the institution, and to communicate with the general publicin order to generate interest in the space and the programming presented.In addition, it has always been a challenge to communicate the diversityof artistic areas and disciplines that each institution presents to the public.With the evolution of technology and social media, new opportunitiesarise for these institutions to communicate their message to different targetaudiences and build their brand conveniently.This dissertation reports the visual identity proposal for the Centro deArtes e Espectáculos da Figueira da Foz and the work developed about thesubject. It is possible to find the work plan, the analysis made about theCentro de Artes e Espectáculos as an cultural institution and their currentvisual identity. It is also possible to find a historical contextualization aboutvisual identities, the analysis of case studies of several visual identities ofcultural institutions considered relevant to this work, studying their variationmechanisms and resulting characteristics in a way that is possible tocomprehend the advantages of each mechanism and branding strategy.There are also presented the steps in the design process, graphic experiencesof visual identities designed for the Centro de Artes e Espectáculos, theexplanation, and application of the developed identity system. It is alsopossible to find studies of the application of the wayfinding system in thespace, brand activation strategy, and the materials used in the communicationwith the team of the Centro de Artes e Espectáculos
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/98247
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

99
Visto em 23/abr/2024

Downloads

52
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons