Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/98247
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo-
dc.contributor.advisorRebelo, Sérgio Miguel Martins-
dc.contributor.authorAbreu, Luís Eduardo da Costa-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:10:00Z-
dc.date.available2022-02-02T23:10:00Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/98247-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO desenvolvimento de identidades visuais para instituições culturais estão,historicamente, ligadas com a necessidade de convencer artistas a trabalharemcom a instituição de forma a conseguir desenvolver um programaapelativo, convencer mecenas a investir na instituição e comunicar compúblico em geral de forma a gerar interesse sobre espaço e a programaçãoapresentada. Além disso, sempre foi um desafio conseguir comunicar acomplexidade e diversidade de áreas e disciplinas artísticas que cada instituiçãoapresenta ao público. Com a evolução da tecnologia e dos meios decomunicação surgem novas oportunidades para estas instituições poderemcomunicar a sua mensagem de modo eficiente com os diferentes públicosalvos e criar a sua marca de forma mais conveniente.Nesta dissertação efetuada sobre a proposta de identidade visual parao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz é possível encontraro trabalho desenvolvido, o plano de trabalhos, a análise efetuada sobreo Centro de Artes e Espectáculos como instituição e a da sua identidadevisual atual. Ainda é possível encontrar uma contextualização históricasobre as identidades visuais, a análise de casos de estudo de diversasidentidades visuais de instituições culturais consideradas relevantes paraeste trabalho estudando os seus mecanismos de variação e característicasresultantes de forma a compreender as vantagens do uso de mecanismosdiferentes e estratégias de comunicação. Apresenta-se também passos doprocesso de design, experiências gráficas de identidades visuais projetadaspara o Centro de Artes e Espectáculos, a explicação e aplicação do sistemadesenvolvido da identidade concebida. Ainda são apresentados estudosda aplicação da sinalética no espaço, estratégia de ativação da marca e osmateriais utilizados na comunicação com a equipa do Centro de Artes eEspectáculos.por
dc.description.abstractThe development of visual identities for cultural institutions has historicallybeen connected with the need to convince artists to work with theinstitution in order to develop an appealing program, to convince patronsto invest in the institution, and to communicate with the general publicin order to generate interest in the space and the programming presented.In addition, it has always been a challenge to communicate the diversityof artistic areas and disciplines that each institution presents to the public.With the evolution of technology and social media, new opportunitiesarise for these institutions to communicate their message to different targetaudiences and build their brand conveniently.This dissertation reports the visual identity proposal for the Centro deArtes e Espectáculos da Figueira da Foz and the work developed about thesubject. It is possible to find the work plan, the analysis made about theCentro de Artes e Espectáculos as an cultural institution and their currentvisual identity. It is also possible to find a historical contextualization aboutvisual identities, the analysis of case studies of several visual identities ofcultural institutions considered relevant to this work, studying their variationmechanisms and resulting characteristics in a way that is possible tocomprehend the advantages of each mechanism and branding strategy.There are also presented the steps in the design process, graphic experiencesof visual identities designed for the Centro de Artes e Espectáculos, theexplanation, and application of the developed identity system. It is alsopossible to find studies of the application of the wayfinding system in thespace, brand activation strategy, and the materials used in the communicationwith the team of the Centro de Artes e Espectáculoseng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectIdentidade VIsualpor
dc.subjectIdentidade visual dinamicapor
dc.subjectIdentidade visual dinamica para instituições culturaispor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectMecanismos de Variaçãopor
dc.subjectVisual identityeng
dc.subjectDynamic viusal identityeng
dc.subjectDynamic viusal identity for cultural instituitionoseng
dc.subjectGraphic desgineng
dc.subjectMechanisms of Variationeng
dc.titleProposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Fozpor
dc.title.alternativeProposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Fozeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titleProposta de Identidade Gráfica dinâmica para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Fozpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921255-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAbreu, Luís Eduardo da Costa::0000-0003-4063-2750-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.degree.elementojuriAlves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo-
uc.degree.elementojuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.contributor.advisorAlves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo-
uc.contributor.advisorRebelo, Sérgio Miguel Martins::0000-0002-7276-8727-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Page view(s)

29
checked on Sep 16, 2022

Download(s)

7
checked on Sep 16, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons