Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97431
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
Other Titles: Process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class.
Authors: Marques, Constança Messias
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão Crítica; Estratégias de intervenção pedagógica; Processo Ensino-Aprendizagem; Critical Reflection; Pedagogical Intervention Strategies; Physical Education; Teacher Training; Teaching Learning Process
Issue Date: 6-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 7ºD, NO ANO LETIVO 2020-2021
Place of publication or event: Escola Básica 2/3 Martim de Freitas
Abstract: ResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.ResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.
AbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.AbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97431
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO Constança Marques.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

62
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

94
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons