Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97431
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
dc.contributor.authorMarques, Constança Messias-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:00:58Z-
dc.date.available2022-01-24T23:00:58Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97431-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.ResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.por
dc.description.abstractAbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.AbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectReflexão Críticapor
dc.subjectEstratégias de intervenção pedagógicapor
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectCritical Reflectioneng
dc.subjectPedagogical Intervention Strategieseng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching Learning Processeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021por
dc.title.alternativeProcess of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica 2/3 Martim de Freitas-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 7ºD, NO ANO LETIVO 2020-2021por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202809242-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Constança Messias::0000-0001-9655-2333-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATÓRIO Constança Marques.pdf2.78 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

62
Visto em 17/jul/2024

Downloads

94
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons