Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97428
Título: Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte no ano letivo de 2020/2021
Outros títulos: Final Pedagogical Internship Report in 2020/2021 Developed at school Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary
Autor: Florindo, Francisco José Caraças
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo Ensino - Aprendizagem; Feedback; Pedagogic Internship; Physical Education; Teaching - Learning Process; Feedback
Data: 2-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte no ano letivo de 2020/2021
Local de edição ou do evento: Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
Resumo: O concluir do Estágio Pedagógico, significa a finalização de uma etapa deveras rica em situações experienciadas bem como aprendizagens no decorrer das mesmas. Este tem como principal objetivo a obtenção de valências que possibilitem aprimorar as práticas e as intervenções pedagógicas. O término desta etapa assume uma maior ênfase, visto ser o concluir de um processo de formação moroso, e trabalhoso, em que se apresenta uma síntese reflexiva sobre todo o trabalho desenvolvido no presente ano letivo.O atual documento representa um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do plano de estudos referente ao 2.º Ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), mais concretamente na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo de 2020/2021.Toda esta etapa foi realizada na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), sede do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, junto da turma do 9.ºC, na disciplina de Educação Física (EF), sob a orientação do Professor cooperante da ESEACD – Claúdio Sousa, e pelo supervisor de estágio da FCDEF-UC – Prof. Doutor Paulo Nobre.O documento está dividido em três partes distintas. A primeira parte apresenta-nos um enquadramento e contextualização da prática pedagógica realizada, onde se apresentam as expetativas iniciais bem como os elementos mais salientes no que concerne às condições locais, bem como da comunidade escolar. A segunda consiste numa análise reflexiva da prática pedagógica, onde se apresenta a forma como foi realizado o planeamento, o desenvolvimento, a avaliação, e finalizando com uma investigação efetuada no âmbito do tema/problema: “Qual a perceção dos(as) alunos(as) federados e não federados sobre o feedback (FB) nas aulas de EF? e as consequências da Covid-19 para a EF”.Através da realização desta investigação inserida no tema/problema foi possível verificar que apenas existem perceções distintas e significativas entre os alunos federados e não federados no FB Interrogativo – regulação e no Interrogativo – superação, apurou-se ainda que no que concerne ao FB, que os mais utilizados nas aulas de EF são os Avaliativos – Prescritivos, o Descritivo e o Prescritivo Simples, em que o FB é frequente e o seu emissor é o professor e/ou os alunos. A pandemia da Covid-19 fez com que as aulas de EF fossem mais analíticas, e de forma individual, existindo mais trabalho de aptidão física.
The end of the Internship means the completion of a stage very rich in experienced situations as well as learning during them. Its main objective is to obtain valences that allow improving pedagogical practices and interventions. The end of this stage has greater emphasis, since it is the conclusion of a time-consuming and laborious training process, in which a reflexive synthesis is presented about all the work developed in this school year. The current document represents an Internship Report, inserted in the Curricular Unit of Pedagogical Internship, within the scope of the study plan for the 2nd Year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, more specifically at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra, in the academic year 2020/2021. This whole stage was carried out at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), the head of Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, together with the 9th ºC class, in the discipline of Physical Education, under the guidance of the Cooperating Professor of ESEACD – Claúdio Sousa, and the Ph. D professor of FCDEF – Paulo Nobre. The document is divided into three distinct parts. The first part presents us with a framework and contextualization of the pedagogical practice performed, where the initial expectations as well as the most salient elements regarding local conditions, as well as the school community, are presented. The second consists of a reflexive analysis of pedagogical practice, where the way in which planning, development, evaluation was carried out and ending with the research carried out in the scope of the theme/problem: "What is the perception of federated and non-federated students about feedback in physical education classes?" Through this investigation inserted in the theme/problem it was possible to verify that there are only distinct and significant perceptions among federated and non-federated students in Feedback Interrogative - regulation and in Interrogative - overcoming, it was found even about Feedback, that the most used in physical education classes are the Evaluative – Prescriptive, Descriptive and Simple Prescriptive, in which the Feedback is frequent, and its issuer is the teacher and/or students. Covid-19 made physical education classes more analytical, and individually, with more physical fitness work.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97428
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RelatorioEstagio_FF_2019206582.pdf4.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

65
Visto em 23/jul/2024

Downloads

95
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons