Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97428
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorFlorindo, Francisco José Caraças-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:00:56Z-
dc.date.available2022-01-24T23:00:56Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97428-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO concluir do Estágio Pedagógico, significa a finalização de uma etapa deveras rica em situações experienciadas bem como aprendizagens no decorrer das mesmas. Este tem como principal objetivo a obtenção de valências que possibilitem aprimorar as práticas e as intervenções pedagógicas. O término desta etapa assume uma maior ênfase, visto ser o concluir de um processo de formação moroso, e trabalhoso, em que se apresenta uma síntese reflexiva sobre todo o trabalho desenvolvido no presente ano letivo.O atual documento representa um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do plano de estudos referente ao 2.º Ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), mais concretamente na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo de 2020/2021.Toda esta etapa foi realizada na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), sede do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, junto da turma do 9.ºC, na disciplina de Educação Física (EF), sob a orientação do Professor cooperante da ESEACD – Claúdio Sousa, e pelo supervisor de estágio da FCDEF-UC – Prof. Doutor Paulo Nobre.O documento está dividido em três partes distintas. A primeira parte apresenta-nos um enquadramento e contextualização da prática pedagógica realizada, onde se apresentam as expetativas iniciais bem como os elementos mais salientes no que concerne às condições locais, bem como da comunidade escolar. A segunda consiste numa análise reflexiva da prática pedagógica, onde se apresenta a forma como foi realizado o planeamento, o desenvolvimento, a avaliação, e finalizando com uma investigação efetuada no âmbito do tema/problema: “Qual a perceção dos(as) alunos(as) federados e não federados sobre o feedback (FB) nas aulas de EF? e as consequências da Covid-19 para a EF”.Através da realização desta investigação inserida no tema/problema foi possível verificar que apenas existem perceções distintas e significativas entre os alunos federados e não federados no FB Interrogativo – regulação e no Interrogativo – superação, apurou-se ainda que no que concerne ao FB, que os mais utilizados nas aulas de EF são os Avaliativos – Prescritivos, o Descritivo e o Prescritivo Simples, em que o FB é frequente e o seu emissor é o professor e/ou os alunos. A pandemia da Covid-19 fez com que as aulas de EF fossem mais analíticas, e de forma individual, existindo mais trabalho de aptidão física.por
dc.description.abstractThe end of the Internship means the completion of a stage very rich in experienced situations as well as learning during them. Its main objective is to obtain valences that allow improving pedagogical practices and interventions. The end of this stage has greater emphasis, since it is the conclusion of a time-consuming and laborious training process, in which a reflexive synthesis is presented about all the work developed in this school year. The current document represents an Internship Report, inserted in the Curricular Unit of Pedagogical Internship, within the scope of the study plan for the 2nd Year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, more specifically at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra, in the academic year 2020/2021. This whole stage was carried out at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), the head of Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, together with the 9th ºC class, in the discipline of Physical Education, under the guidance of the Cooperating Professor of ESEACD – Claúdio Sousa, and the Ph. D professor of FCDEF – Paulo Nobre. The document is divided into three distinct parts. The first part presents us with a framework and contextualization of the pedagogical practice performed, where the initial expectations as well as the most salient elements regarding local conditions, as well as the school community, are presented. The second consists of a reflexive analysis of pedagogical practice, where the way in which planning, development, evaluation was carried out and ending with the research carried out in the scope of the theme/problem: "What is the perception of federated and non-federated students about feedback in physical education classes?" Through this investigation inserted in the theme/problem it was possible to verify that there are only distinct and significant perceptions among federated and non-federated students in Feedback Interrogative - regulation and in Interrogative - overcoming, it was found even about Feedback, that the most used in physical education classes are the Evaluative – Prescriptive, Descriptive and Simple Prescriptive, in which the Feedback is frequent, and its issuer is the teacher and/or students. Covid-19 made physical education classes more analytical, and individually, with more physical fitness work.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectProcesso Ensino - Aprendizagempor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectPedagogic Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeaching - Learning Processeng
dc.subjectFeedbackeng
dc.titleRelatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte no ano letivo de 2020/2021por
dc.title.alternativeFinal Pedagogical Internship Report in 2020/2021 Developed at school Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondaryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte-
degois.publication.titleRelatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte no ano letivo de 2020/2021por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202891690-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFlorindo, Francisco José Caraças::0000-0002-9140-0557-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriDuarte, João Pedro Marques-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatorioEstagio_FF_2019206582.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on May 7, 2024

Download(s)

86
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons