Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97417
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola nº 2 da Pampilhosa do Botão junto da turma B do 8º ano no ano letivo de 2020/2021. Perceção do professor estagiário e respetivos alunos e professor cooperante, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de educação física.
Outros títulos: THE TRAINEE REPORT DEVELOPED AT SCHOOL No. 2 OF PAMPILHOSA DO BOTÃO TOGETHER WITH CLASS B OF THE 8TH GRADE IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 PERCEPTION OF THE TRAINEES, THE STUDENTS THEMSELVES AD MENTOR TEACHER REGARDING THE PEDAGOGICAL INTERVENTION IN THE CONTEXT OF THE PHYSICAL EDUCATION CLASS.
Autor: Fernandes, Miguel Sequeira
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Jogo; Perceção; Reflexão; Tomada de decisão; Teacher Training; Game; Perception; Reflection; Decision making
Data: 12-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA Nº 2 DA PAMPILHOSA DO BOTÃO JUNTO DA TURMA B DO 8º ANO NO ANO LETIVO DE 2020/2021 PERCEÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO E RESPETIVOS ALUNOS E PROFESSOR COOPERANTE, SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Local de edição ou do evento: Escola nº2 da Pampilhosa do Botão
Resumo: O Estágio Pedagógico é a última etapa de formação académica e insere o professor estagiário num contexto aproximado do real. Constitui-se como a oportunidade para colocar em prática todas as ideias e convicções próprias sobre o ensino, bem como os conhecimentos teóricos adquiridos nos anos de formação académica anteriores, enquanto se adquirem novos conhecimentos e competências, provenientes do contexto real e prático da docência.O Relatório de Estágio apresenta e refle criticamente sobre todas as situações e experiências, ocorridas durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola nº2 da Pampilhosa, junto da turma B do 8º ano.O relatório de estágio encontra-se organizado em 3 capítulos: I – Contextualização da prática desenvolvida; II – Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; e III – Aprofundamento do tema-problema.O objetivo geral do estudo realizado no âmbito do aprofundamento do tema-problema foi a identificação das divergências entre as perceções do professor estagiário, respetivos alunos e professor cooperante sobre o processo de intervenção pedagógica na aula de educação física, contribuindo, assim, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. .
A Teacher Training is the last step of the academic training process where the trainee faces a closer approach to reality as far as education is concerned. It is an opportunity to test not only all the previous ideas and mindset about teaching but also to practise the theoretical knowledge acquired throughout the academic training years. Furthermore, it enables the attainment of new concepts and skills whilst teaching in a real schooling context.The Trainee Report reflectively portrays all the situations and experiences which have taken place during the teacher training in the Escola nº2 da Pampilhosa, with eighth graders (8th Form/ Class B).The Trainee Report consists of 3 chapters: 1st chapter: Contextualisation of the praxis; 2nd chapter: analysis of the teaching praxis and the 3rd chapter: Deepening of the Problem-Them.Bearing this third chapter in mind, the general aim of this study is to identify the divergences of perception among the trainees, the students themselves and their mentor teacher regarding the pedagogical intervention, in order to enrich the teaching-learning process. .
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97417
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Miguel_Fernandes_2019181376_Relatório_Estágio.pdf2.89 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

57
Visto em 17/jul/2024

Downloads

85
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons