Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97414
Título: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºC, no ano letivo de 2020/2021
Outros títulos: INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE VILARINHO DO BAIRRO SCHOOL, NEXT TO THE 8ºC CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Autor: Vieira, Ana Cláudia Oliveira
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Prática Pedagógica; Reflexão; Inclusão; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Practice; Reflection; Inclusion
Data: 7-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 8ºC, NO ANO LETIVO DE 2020/2021
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente documento pretende dar conta do processo desenvolvido no Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto das turmas C do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2020/2021.No desenvolvimento deste trabalho, foram sendo espelhados os diversos conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica, procurando o desenvolvimento do mesmo, de forma enriquecedora e equilibrada de todo o envolvimento teórico, que culminou no desenrolar da prática.No presente documento estão apresentadas todas as fases de desenvolvimento do trabalho da professora com as turmas, bem como todo o processo reflexivo do trabalho desenvolvido com estas, de forma a enriquecer e construir toda uma prática pedagógica para o futuro.Este relatório procura espelhar as diversas aprendizagens vividas e a evolução efetuada, da componente prática realizada ao longo deste ano letivo, expondo as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, sentidos durante o Estágio Pedagógico. Considerando toda a prática pedagógica é possível compreender que esta é complexa e procurar explorar os diversos papeis de um professor de Educação Física. Neste sentido, ao longo deste documento, são projetados três capítulos. O primeiro, reverencia à caraterização do contexto da prática pedagógica, o segundo dividido por quatro áreas de atuação, atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias, dividido em duas partes (projeto de coadjuvação e projeto de Desporto com TODOS), e a atitude ético-profissional. No terceiro e último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, sobre o Impacto de uma Semana Paralímpica nas atitudes dos alunos que não tiveram contacto nas aulas de Educação Física, face à Inclusão.
This document intends to give an account of the process developed in the Pedagogical Internship carried out at the Basic School of Vilarinho do Bairro, with the C class of the 8th grade, during the 2020/2021 school year.In the development of this work, the diverse knowledge acquired during the years of academic training was mirrored, seeking its development, in an enriching and balanced way, of all the theoretical involvement, which culminated in the unfolding of the practice.This document presents all phases of development of the teacher's work with the classes, as well as the entire reflective process of the work developed with them, in order to enrich and build a whole pedagogical practice for the future.This report seeks to reflect the various learning experiences and the evolution made, of the practical component carried out throughout this school year, exposing the decisions, strategies, successes and failures felt during the Pedagogical Internship. Considering the entire pedagogical practice, it is possible to understand that this is complex and seek to explore the different roles of a Physical Education teacher. In this sense, throughout this document, three chapters are designed. The first reveres the characterization of the context of pedagogical practice, the second divided into four areas of action, teaching-learning activities, school organization and management activities, projects and partnerships, divided into two parts (assistance project and Sport with EVERYONE), and the ethical-professional attitude. In the third and last, with regard to the research carried out throughout the school year, on the Impact of a Paralympic Week on the attitudes of students who had no contact in Physical Education classes, regarding Inclusion.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97414
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio- Ana Vieira.pdf2.57 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

57
Visto em 16/out/2024

Downloads

68
Visto em 16/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons