Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97065
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dc.contributor.authorRosa, Célia Regina de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-01-11T15:39:44Z-
dc.date.available2022-01-11T15:39:44Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationRosa, C.R.de O. (2021, Novembro 25-26). Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil [Paper presentation]. Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal, Lisboa, Portugal.pt
dc.identifier.isbn9789895661374-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97065-
dc.description.abstractEsta comunicação apresenta os recursos educacionais abertos (REA). Expõe as cinco ações para definição do padrão REA estabelecidas pela UNESCO em 2019 visando uma maior adesão mundial. O objetivo geral caracteriza o desenvolvimento da criação dos REA no ensino superior. Para o cumprimento do objetivo geral, identifica-se como objetivo específico verificar se os recursos existentes do sistema e-Aulas concebido pela Universidade de São Paulo (USP), nomeadamente pela Pró-Reitoria de Graduação, atuam como vetores em apoio ao ensino universitário. A metodologia propõe busca a partir do uso de operadores booleanos (AND, OR) nos campos título, assunto e palavras--chave abrangendo o período cronológico de 2016 a 2020 de modo a evidenciar as inovações na criação dos REA nas bases de dados Library, Information Science & Technology Abstracts e Scopus. Utilizou-se os termos recursos educacionais abertos; REA; ensino superior. O estudo tem características descritivas sugerindo uma aborda gem metodológica da pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados de pesquisa biblio gráfica enfocam a importância do incentivo por parte da universidade de modo a fortale cer e expandir tais recursos, bem como os desafios para implementação. O resultado informa aumento dos recursos utilizados pela comunidade universitária e sustentabili dade com participação de docentes, bibliotecários e alunos. Conclui que o aprimora mento dos recursos entre grupos diversos permitirá a inclusão e equidade referentes à criação, acesso, reutilização, adaptação e redistribuição dos REA.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherColibript
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectRecursos Educacionais Abertospt
dc.subjectREApt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectUniversidade de São Paulopt
dc.subjectSistema e-Aulaspt
dc.titleInovações dos Recursos Educacionais Abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasilpt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage839pt
degois.publication.lastPage849pt
degois.publication.locationCentro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboapt
degois.publication.titleOrganização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugalpt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.51427/10451/50067-
degois.publication.volume(CA – Ciência Aberta ; 1)pt
dc.date.embargo2021-11-25*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
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