Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97065
Título: Inovações dos Recursos Educacionais Abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil
Autor: Rosa, Célia Regina de Oliveira
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos; REA; Ensino superior; Universidade de São Paulo; Sistema e-Aulas
Data: 25-Nov-2021
Editora: Colibri
Citação: Rosa, C.R.de O. (2021, Novembro 25-26). Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da Universidade de São Paulo, Brasil [Paper presentation]. Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal, Lisboa, Portugal.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal
Volume: (CA – Ciência Aberta ; 1)
Local de edição ou do evento: Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Resumo: Esta comunicação apresenta os recursos educacionais abertos (REA). Expõe as cinco ações para definição do padrão REA estabelecidas pela UNESCO em 2019 visando uma maior adesão mundial. O objetivo geral caracteriza o desenvolvimento da criação dos REA no ensino superior. Para o cumprimento do objetivo geral, identifica-se como objetivo específico verificar se os recursos existentes do sistema e-Aulas concebido pela Universidade de São Paulo (USP), nomeadamente pela Pró-Reitoria de Graduação, atuam como vetores em apoio ao ensino universitário. A metodologia propõe busca a partir do uso de operadores booleanos (AND, OR) nos campos título, assunto e palavras--chave abrangendo o período cronológico de 2016 a 2020 de modo a evidenciar as inovações na criação dos REA nas bases de dados Library, Information Science & Technology Abstracts e Scopus. Utilizou-se os termos recursos educacionais abertos; REA; ensino superior. O estudo tem características descritivas sugerindo uma aborda gem metodológica da pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados de pesquisa biblio gráfica enfocam a importância do incentivo por parte da universidade de modo a fortale cer e expandir tais recursos, bem como os desafios para implementação. O resultado informa aumento dos recursos utilizados pela comunidade universitária e sustentabili dade com participação de docentes, bibliotecários e alunos. Conclui que o aprimora mento dos recursos entre grupos diversos permitirá a inclusão e equidade referentes à criação, acesso, reutilização, adaptação e redistribuição dos REA.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97065
ISBN: 9789895661374
DOI: 10.51427/10451/50067
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

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