Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97030
Título: O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico
Outros títulos: The use of Empathy for the construction of historical knowledge
Autor: Pascoal, Regina Vieira
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Construção do conhecimento histórico; Educação histórica; Empatia histórica; Ensino da História; Estratégias educativas diversificadas; Construction of historical knowledge; Historical education; Historical empathy; History teaching; Diversified educational strategies
Data: 14-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras
Resumo: O conceito de empatia histórica, ainda é controverso e acarreta inúmeras divergências, não só em contexto académico como também no seio da investigação histórica. O conceito traduz-se na capacidade de nos colocarmos na posição do outro, compreendendo as suas ações, atitudes e valores à luz da época em que vive, não as criticando ao compará-las com o presente.O presente estudo tem como objetivo principal perceber de que forma a empatia histórica através de estratégias diversificadas, auxilia os alunos a pensar historicamente. Numa sociedade cada vez mais exigente em termos de preparação para o exercício de uma cidadania crítica e refletiva, torna-se imprescindível a utilização deste conceito para a compreensão do outro e para a adquirição de ferramentas intelectuais que permitam aos discentes ir além do conhecimento transmitido em aula, ajudando-os nas suas futuras escolhas. Este conceito, ao ser trabalhado com os alunos, exige do professor um trabalho contínuo, novas metodologias e estratégias que permitam o desenvolvimento do mesmo, procurando lecionar aulas mais dinâmicas e não meras transmissoras de conhecimento. Esta investigação desenvolveu-se numa turma de 7.º ano em contexto de estágio profissional na escola Básica Nº2 do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Os resultados que obtivemos nos seis momentos de aplicação do conceito de empatia histórica, demonstram que o mesmo, auxilia os discentes na construção do seu conhecimento histórico e que estes, progridem nos níveis empáticos quando são colocadas em prática diferentes estratégias, adquirindo diferentes níveis em cada atividade realizada.
The concept of historical empathy is still controversial and entails numerous divergences, not only in an academic context but also within historical research. The concept translates into the ability to put ourselves in the position of the other, understanding their actions, attitudes and values in light of the time they live in, not criticizing them when compared with the present.The main objective of this study is to understand how historical empathy, through diversified strategies, helps students to think historically. In an increasingly demanding society in terms of preparation for the exercise of critical and reflective citizenship, it is essential to use this concept to understand the other and to acquire intellectual tools that allow students to go beyond the knowledge transmitted in class, helping them in their future choices. This concept, when working with students, requires from the teacher a continuous work, new methodologies and strategies that allow the development of the same, seeking to teach more dynamic classes and not only transmitters of knowledge.The research was developed in a 7th grade class, in the context of a professional internship, at the Escola Básica Nº2 - Condeixa-a-Nova. The results we obtained in the six moments of application of the concept of historical empathy, demonstrate that it helps students in the construction of their historical knowledge and that they progress in empathic levels when they are put into different practice, acquiring different levels in each activity fulfilled.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97030
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ReginaPascoal_versaofinal.pdf2.84 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

220
Visto em 7/mai/2024

Downloads

360
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons