Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97030
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dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorPascoal, Regina Vieira-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:03:25Z-
dc.date.available2022-01-07T23:03:25Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97030-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO conceito de empatia histórica, ainda é controverso e acarreta inúmeras divergências, não só em contexto académico como também no seio da investigação histórica. O conceito traduz-se na capacidade de nos colocarmos na posição do outro, compreendendo as suas ações, atitudes e valores à luz da época em que vive, não as criticando ao compará-las com o presente.O presente estudo tem como objetivo principal perceber de que forma a empatia histórica através de estratégias diversificadas, auxilia os alunos a pensar historicamente. Numa sociedade cada vez mais exigente em termos de preparação para o exercício de uma cidadania crítica e refletiva, torna-se imprescindível a utilização deste conceito para a compreensão do outro e para a adquirição de ferramentas intelectuais que permitam aos discentes ir além do conhecimento transmitido em aula, ajudando-os nas suas futuras escolhas. Este conceito, ao ser trabalhado com os alunos, exige do professor um trabalho contínuo, novas metodologias e estratégias que permitam o desenvolvimento do mesmo, procurando lecionar aulas mais dinâmicas e não meras transmissoras de conhecimento. Esta investigação desenvolveu-se numa turma de 7.º ano em contexto de estágio profissional na escola Básica Nº2 do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Os resultados que obtivemos nos seis momentos de aplicação do conceito de empatia histórica, demonstram que o mesmo, auxilia os discentes na construção do seu conhecimento histórico e que estes, progridem nos níveis empáticos quando são colocadas em prática diferentes estratégias, adquirindo diferentes níveis em cada atividade realizada.por
dc.description.abstractThe concept of historical empathy is still controversial and entails numerous divergences, not only in an academic context but also within historical research. The concept translates into the ability to put ourselves in the position of the other, understanding their actions, attitudes and values in light of the time they live in, not criticizing them when compared with the present.The main objective of this study is to understand how historical empathy, through diversified strategies, helps students to think historically. In an increasingly demanding society in terms of preparation for the exercise of critical and reflective citizenship, it is essential to use this concept to understand the other and to acquire intellectual tools that allow students to go beyond the knowledge transmitted in class, helping them in their future choices. This concept, when working with students, requires from the teacher a continuous work, new methodologies and strategies that allow the development of the same, seeking to teach more dynamic classes and not only transmitters of knowledge.The research was developed in a 7th grade class, in the context of a professional internship, at the Escola Básica Nº2 - Condeixa-a-Nova. The results we obtained in the six moments of application of the concept of historical empathy, demonstrate that it helps students in the construction of their historical knowledge and that they progress in empathic levels when they are put into different practice, acquiring different levels in each activity fulfilled.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectConstrução do conhecimento históricopor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectEmpatia históricapor
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectEstratégias educativas diversificadaspor
dc.subjectConstruction of historical knowledgeeng
dc.subjectHistorical educationeng
dc.subjectHistorical empathyeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectDiversified educational strategieseng
dc.titleO uso da empatia para a construção do conhecimento históricopor
dc.title.alternativeThe use of Empathy for the construction of historical knowledgeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra, Faculdade de Letras-
degois.publication.titleO uso da empatia para a construção do conhecimento históricopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843840-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPascoal, Regina Vieira::0000-0002-2029-1840-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, António Gomes Alves-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5927-3957-
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