Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97023
Título: Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
Outros títulos: An Interdisciplinary Approach to Literacy Education in 7th Grade - Reading Project
Autor: Filipe, Inês Lopes
Orientador: Loureiro, Ana Paula Oliveira
Palavras-chave: abordagem interdisciplinar; educação literária; textos literários; fruição da leitura; valorização da literatura; interdisciplinary approach; literary education; literary texts; enjoyment of reading; appreciation of literature
Data: 2-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre a abordagem interdisciplinar da educação literária no 7.º ano de escolaridade, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, em duas turmas de 7.º ano.Ao longo deste ano de estágio, procurou-se averiguar de que forma uma abordagem interdisciplinar pode melhorar a compreensão dos alunos relativamente aos textos literários. Por conseguinte, definiram-se objetivos de investigação e de aprendizagem. Os primeiros pretendem (i) aferir o espaço dado à literatura pelos alunos, (ii) tomar consciência da capacidade de interpretação dos alunos, (iii) considerar a interdisciplinaridade como uma estratégia na abordagem do texto literário, e (iv) compreender a importância dada aos conhecimentos prévios, adquiridos noutras disciplinas, para a compreensão do texto literário. Os objetivos de aprendizagem definem a proposta para o ensino e aprendizagem dos alunos: (i) fomentar a fruição da leitura; (ii) consciencializar os alunos para a natureza plural do texto literário, que recria e reconstrói o real, nas suas múltiplas dimensões (física, humana, etc.); (iii) mobilizar saberes das outras áreas de conhecimento, levando os alunos a convocar conteúdos de outras disciplinas; (iv) reconhecer o texto literário como veículo de conhecimento; e (v) promover a exploração lexical e a expansão vocabular.Perante os dados analisados através dos instrumentos de recolha e as impressões realizadas aula a aula, é possível compreender que as didatizações foram uma mais-valia para a turma, produzindo consequências positivas. Na verdade, depois do estudo das obras literárias através de uma abordagem interdisciplinar, foi possível verificar uma maior consciencialização dos alunos para a importância da literatura, da disciplina de Português e do currículo.
This report describes a scientific-didactic case study on the interdisciplinary approach to literary education in the 7th grade, developed in the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese, in two 7th grade classes.Throughout this internship year, we tried to investigate how an interdisciplinary approach can improve students understanding of literary texts. Therefore, research and learning objectives were defined. The first intend to (i) assess the space given to literature by the students, (ii) become aware of the students' interpretation capacity, (iii) consider interdisciplinarity as a strategy in the approach to the literary text, and (iv) understand the importance given to previous knowledge, acquired in other subjects, for the understanding of the literary text. The learning objectives define the proposal for the teaching and learning of the students: (i) to foster the enjoyment of reading; (ii) to make students aware of the plural nature of the literary text, which recreates and reconstructs the real, in its multiple dimensions (physical, human, etc.); (iii) to mobilize knowledge from other areas of knowledge, leading students to summon content from other subjects; (iv) to recognize the literary text as a vehicle for knowledge; and (v) to promote lexical exploration and vocabulary expansion.In view of the data analyzed through the collection instruments and the impressions made in class, it is possible to understand that the didactic activities were an added value for the class, producing positive consequences. In fact, after the study of the literary works through an interdisciplinary approach, it was possible to verify a greater awareness among the students of the importance of literature, of the Portuguese subject and of the curriculum.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97023
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
InesFilipe_versaofinal.pdf30.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

163
Visto em 16/jul/2024

Downloads

117
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons