Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97023
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira-
dc.contributor.authorFilipe, Inês Lopes-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:03:02Z-
dc.date.available2022-01-07T23:03:02Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97023-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre a abordagem interdisciplinar da educação literária no 7.º ano de escolaridade, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, em duas turmas de 7.º ano.Ao longo deste ano de estágio, procurou-se averiguar de que forma uma abordagem interdisciplinar pode melhorar a compreensão dos alunos relativamente aos textos literários. Por conseguinte, definiram-se objetivos de investigação e de aprendizagem. Os primeiros pretendem (i) aferir o espaço dado à literatura pelos alunos, (ii) tomar consciência da capacidade de interpretação dos alunos, (iii) considerar a interdisciplinaridade como uma estratégia na abordagem do texto literário, e (iv) compreender a importância dada aos conhecimentos prévios, adquiridos noutras disciplinas, para a compreensão do texto literário. Os objetivos de aprendizagem definem a proposta para o ensino e aprendizagem dos alunos: (i) fomentar a fruição da leitura; (ii) consciencializar os alunos para a natureza plural do texto literário, que recria e reconstrói o real, nas suas múltiplas dimensões (física, humana, etc.); (iii) mobilizar saberes das outras áreas de conhecimento, levando os alunos a convocar conteúdos de outras disciplinas; (iv) reconhecer o texto literário como veículo de conhecimento; e (v) promover a exploração lexical e a expansão vocabular.Perante os dados analisados através dos instrumentos de recolha e as impressões realizadas aula a aula, é possível compreender que as didatizações foram uma mais-valia para a turma, produzindo consequências positivas. Na verdade, depois do estudo das obras literárias através de uma abordagem interdisciplinar, foi possível verificar uma maior consciencialização dos alunos para a importância da literatura, da disciplina de Português e do currículo.por
dc.description.abstractThis report describes a scientific-didactic case study on the interdisciplinary approach to literary education in the 7th grade, developed in the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese, in two 7th grade classes.Throughout this internship year, we tried to investigate how an interdisciplinary approach can improve students understanding of literary texts. Therefore, research and learning objectives were defined. The first intend to (i) assess the space given to literature by the students, (ii) become aware of the students' interpretation capacity, (iii) consider interdisciplinarity as a strategy in the approach to the literary text, and (iv) understand the importance given to previous knowledge, acquired in other subjects, for the understanding of the literary text. The learning objectives define the proposal for the teaching and learning of the students: (i) to foster the enjoyment of reading; (ii) to make students aware of the plural nature of the literary text, which recreates and reconstructs the real, in its multiple dimensions (physical, human, etc.); (iii) to mobilize knowledge from other areas of knowledge, leading students to summon content from other subjects; (iv) to recognize the literary text as a vehicle for knowledge; and (v) to promote lexical exploration and vocabulary expansion.In view of the data analyzed through the collection instruments and the impressions made in class, it is possible to understand that the didactic activities were an added value for the class, producing positive consequences. In fact, after the study of the literary works through an interdisciplinary approach, it was possible to verify a greater awareness among the students of the importance of literature, of the Portuguese subject and of the curriculum.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectabordagem interdisciplinarpor
dc.subjecteducação literáriapor
dc.subjecttextos literáriospor
dc.subjectfruição da leiturapor
dc.subjectvalorização da literaturapor
dc.subjectinterdisciplinary approacheng
dc.subjectliterary educationeng
dc.subjectliterary textseng
dc.subjectenjoyment of readingeng
dc.subjectappreciation of literatureeng
dc.titleUma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leiturapor
dc.title.alternativeAn Interdisciplinary Approach to Literacy Education in 7th Grade - Reading Projecteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleUma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leiturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843432-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFilipe, Inês Lopes::0000-0003-1479-940X-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriJoana, Daniel José Salvador-
uc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira::0000-0002-3791-5867-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
InesFilipe_versaofinal.pdf30.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

163
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

117
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons