Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96997
Título: O ensino de atos ilocutórios em PLE - Construção de materiais instrucionais.
Outros títulos: The teaching of illocutionary acts in PLE - Construction of instructional materials.
Autor: Runnan, Qu
Orientador: Rodrigues, Maria da Conceição Carapinha
Palavras-chave: pragmática; atos de fala; competência comunicativa; cultura; materiais instrucionais; pragmatics; speech acts; communicative competence; culture; instructional materials
Data: 23-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O ensino de atos ilocutórios em PLE - Construção de materiais instrucionais.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Resumo: Hoje em dia, o ensino de conteúdos de natureza pragmática ganha muita atenção na sala de aula de L2/LE, uma vez que o paradigma comunicativo e a sua atenção à componente funcional das línguas têm vindo a ganhar importância. Os educadores têm vindo a concentrar-se em vários aspetos relacionados com a competência comunicativa dos aprendentes, entre os quais se salientam os atos de fala, uma vez que o domínio destes atos deve integrar a competência interacional dos falantes.Na vida quotidiana, os atos de fala são construídos de forma flexível para expressar cortesia e preservar a face do ouvinte e/ou falante. Contudo, embora a preocupação com a cortesia seja universal, a especificidade de cada cultura decide, em muitos contextos, o que pode – ou não pode – ser expresso. A pragmática transcultural atrai assim a atenção dos estudiosos, e o projeto CCSARP (Cross-Cultural Speech Act Realization Project), cujo objetivo é o de comparar vários atos de fala em diferentes línguas, é o mais conhecido na área de pragmática transcultural e na área da pragmática de interlíngua.Por causa da natureza complexa dos atos de fala, um eventual período de imersão não é suficiente para apurar a competência pragmática dos alunos. Eles têm que receber instrução explícita adequada. Uma das tarefas principais na aula de L2/LE é aumentar a consciência pragmática (pragmatic awareness) dos alunos. Segundo estudos relevantes, a instrução explícita é mais eficaz do que a implícita. Para pôr em prática essa vertente instrucional, os materiais didáticos são imprescindíveis; contudo, os materiais existentes no mercado são escassos e nem sempre são muito autênticos. Hoje em dia, a construção de materiais instrucionais para o ensino de aspetos pragmáticos deve estar em agenda. O objetivo do presente projeto é precisamente o de contribuir para a reflexão em torno da importância destes aspetos, fazendo uma proposta didática relativa a um dos aspetos mais importantes na comunicação humana: os atos de fala.
Nowadays, the teaching of pragmatic content is gaining a lot of attention in the L2/FL classroom, as the communicative paradigm and its attention to the functional component of languages have been gaining importance. Educators have been focusing on various aspects related to the communicative competence of learners, among which speech acts stand out, since the domain of these acts must integrate the interactional competence of the speakers.In everyday life, speech acts are flexibly constructed to express politeness and preserve the face of the listener and/or speaker. However, although the concern with politeness is universal, the specificity of each culture decides, in many contexts, what can – or cannot – be expressed. Cross-cultural pragmatics thus attracts the attention of scholars and the CCSARP project (Cross-Cultural Speech Act Realization Project), whose aim is to compare various speech acts in different languages, is the best known in the fields of cross-cultural pragmatics and interlanguage pragmatics.Due to the complex nature of speech acts, an eventual immersion period is not sufficient to improve the pragmatic competence of students. They have to receive proper explicit instruction. One of the main tasks in the L2/FL class is to increase students' pragmatic awareness. According to relevant studies, explicit instruction is more effective than implicit one. To put this instructional aspect into practice, teaching materials are essential; however, the materials on the market are scarce and not always very authentic. Nowadays, the construction of instructional materials for teaching pragmatic aspects must be on the agenda. The objective of this project is precisely to contribute to the reflection on the importance of these aspects, making a didactic proposal regarding one of the most important aspects in human communication: speech acts.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96997
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Qu Runnan_versaofinal.pdf16.62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons