Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96997
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
dc.contributor.authorRunnan, Qu-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:02:04Z-
dc.date.available2022-01-07T23:02:04Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96997-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractHoje em dia, o ensino de conteúdos de natureza pragmática ganha muita atenção na sala de aula de L2/LE, uma vez que o paradigma comunicativo e a sua atenção à componente funcional das línguas têm vindo a ganhar importância. Os educadores têm vindo a concentrar-se em vários aspetos relacionados com a competência comunicativa dos aprendentes, entre os quais se salientam os atos de fala, uma vez que o domínio destes atos deve integrar a competência interacional dos falantes.Na vida quotidiana, os atos de fala são construídos de forma flexível para expressar cortesia e preservar a face do ouvinte e/ou falante. Contudo, embora a preocupação com a cortesia seja universal, a especificidade de cada cultura decide, em muitos contextos, o que pode – ou não pode – ser expresso. A pragmática transcultural atrai assim a atenção dos estudiosos, e o projeto CCSARP (Cross-Cultural Speech Act Realization Project), cujo objetivo é o de comparar vários atos de fala em diferentes línguas, é o mais conhecido na área de pragmática transcultural e na área da pragmática de interlíngua.Por causa da natureza complexa dos atos de fala, um eventual período de imersão não é suficiente para apurar a competência pragmática dos alunos. Eles têm que receber instrução explícita adequada. Uma das tarefas principais na aula de L2/LE é aumentar a consciência pragmática (pragmatic awareness) dos alunos. Segundo estudos relevantes, a instrução explícita é mais eficaz do que a implícita. Para pôr em prática essa vertente instrucional, os materiais didáticos são imprescindíveis; contudo, os materiais existentes no mercado são escassos e nem sempre são muito autênticos. Hoje em dia, a construção de materiais instrucionais para o ensino de aspetos pragmáticos deve estar em agenda. O objetivo do presente projeto é precisamente o de contribuir para a reflexão em torno da importância destes aspetos, fazendo uma proposta didática relativa a um dos aspetos mais importantes na comunicação humana: os atos de fala.por
dc.description.abstractNowadays, the teaching of pragmatic content is gaining a lot of attention in the L2/FL classroom, as the communicative paradigm and its attention to the functional component of languages have been gaining importance. Educators have been focusing on various aspects related to the communicative competence of learners, among which speech acts stand out, since the domain of these acts must integrate the interactional competence of the speakers.In everyday life, speech acts are flexibly constructed to express politeness and preserve the face of the listener and/or speaker. However, although the concern with politeness is universal, the specificity of each culture decides, in many contexts, what can – or cannot – be expressed. Cross-cultural pragmatics thus attracts the attention of scholars and the CCSARP project (Cross-Cultural Speech Act Realization Project), whose aim is to compare various speech acts in different languages, is the best known in the fields of cross-cultural pragmatics and interlanguage pragmatics.Due to the complex nature of speech acts, an eventual immersion period is not sufficient to improve the pragmatic competence of students. They have to receive proper explicit instruction. One of the main tasks in the L2/FL class is to increase students' pragmatic awareness. According to relevant studies, explicit instruction is more effective than implicit one. To put this instructional aspect into practice, teaching materials are essential; however, the materials on the market are scarce and not always very authentic. Nowadays, the construction of instructional materials for teaching pragmatic aspects must be on the agenda. The objective of this project is precisely to contribute to the reflection on the importance of these aspects, making a didactic proposal regarding one of the most important aspects in human communication: speech acts.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectpragmáticapor
dc.subjectatos de falapor
dc.subjectcompetência comunicativapor
dc.subjectculturapor
dc.subjectmateriais instrucionaispor
dc.subjectpragmaticseng
dc.subjectspeech actseng
dc.subjectcommunicative competenceeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectinstructional materialseng
dc.titleO ensino de atos ilocutórios em PLE - Construção de materiais instrucionais.por
dc.title.alternativeThe teaching of illocutionary acts in PLE - Construction of instructional materials.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra.-
degois.publication.titleO ensino de atos ilocutórios em PLE - Construção de materiais instrucionais.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843815-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRunnan, Qu::0000-0003-2363-9635-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriMartins, Cristina dos Santos Pereira-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.degree.elementojuriSousa, Sara Margarida dos Santos Feio de-
uc.contributor.advisorRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Qu Runnan_versaofinal.pdf16.62 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons