Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96762
Título: Ambiguidade nas figurações femininas em Ana Teresa Pereira e Cristina Fernández Cubas
Autor: Simões, Maria João 
Palavras-chave: Fantástico; personagem; narradora; Ana Teresa Pereira; Cristina Fernández Cubas
Data: 2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: BOLETÍN GALEGO DE LITERATURA
Número: 58
Resumo: A ambiguidade e a estranheza presidem à construção das figuras fantásticas de Ana Teresa Pereira e de Cristina Fernández Cubas. As autoras desenham figuras femininas que se confrontam com contextos de poder e jogos de sedução ambivalentes, mas também com situações de uma duplicidade capaz de subverter o real. Através da utilização de “tempos convergentes” (segundo David Roas), ou da utilização de “espaços rizomáticos” (segundo Patricia García), as personagens enfrentam ocorrências irreais e impossíveis ou vão ganhando um halo de desrealização subjetiva. Pretende-se analisar, sobretudo nas ficções Inverness, Karen e El Columpio, como se dá a ver esse apagamento do real nas personagens e, também como se constroem as figuras fantásticas segundo modelo dual de Denis Mellier: fantástico explícito versus um fantástico da indeterminação. Proceder-se-á à análise dos efeitos de fantástico atingidos na figuração das personagens femininas, investigar-se-á como os jogos do tempo e do espaço concorrem para a construção dessas figuras e mostrar-se-á como esta figuração questiona a condição feminina, compondo-se em metáfora da construção de subjetividades femininas.
Ambiguity and strangeness permeate the construction of the fantastic characters created by Ana Teresa Pereira and Cristina Fernández Cubas. Both authors depict feminine characters which face power contexts and games of seduction that are equivocal. Using or “convergent time” (cf. D. Roas), or by using “rhizomatic spaces” (cf. P. Garcia), the characters face irreal or impossible events. The purpose is to investigate, mainly in the fictional works Inverness, Karen and El Columpio, this erasure of the real in the composition of characters and also, how fantastic figures are built, crediting the dual model of D. Mellier: explicit fantastic versus fantastic of indetermination. The fantastic effects created on the configuration of characters will be analised, as well as the ways that time and space games contribute to the development of them. It will be shown how these figurations question the feminine condition, while being presented as metaphors of feminine subjectivity construct.
URI: https://hdl.handle.net/10316/96762
ISSN: 2174-4025
0214-9117
DOI: 10.15304/bgl.58.7530
Direitos: openAccess
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