Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96762
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSimões, Maria João-
dc.date.accessioned2021-12-19T12:33:29Z-
dc.date.available2021-12-19T12:33:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2174-4025pt
dc.identifier.issn0214-9117pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96762-
dc.description.abstractA ambiguidade e a estranheza presidem à construção das figuras fantásticas de Ana Teresa Pereira e de Cristina Fernández Cubas. As autoras desenham figuras femininas que se confrontam com contextos de poder e jogos de sedução ambivalentes, mas também com situações de uma duplicidade capaz de subverter o real. Através da utilização de “tempos convergentes” (segundo David Roas), ou da utilização de “espaços rizomáticos” (segundo Patricia García), as personagens enfrentam ocorrências irreais e impossíveis ou vão ganhando um halo de desrealização subjetiva. Pretende-se analisar, sobretudo nas ficções Inverness, Karen e El Columpio, como se dá a ver esse apagamento do real nas personagens e, também como se constroem as figuras fantásticas segundo modelo dual de Denis Mellier: fantástico explícito versus um fantástico da indeterminação. Proceder-se-á à análise dos efeitos de fantástico atingidos na figuração das personagens femininas, investigar-se-á como os jogos do tempo e do espaço concorrem para a construção dessas figuras e mostrar-se-á como esta figuração questiona a condição feminina, compondo-se em metáfora da construção de subjetividades femininas.pt
dc.description.abstractAmbiguity and strangeness permeate the construction of the fantastic characters created by Ana Teresa Pereira and Cristina Fernández Cubas. Both authors depict feminine characters which face power contexts and games of seduction that are equivocal. Using or “convergent time” (cf. D. Roas), or by using “rhizomatic spaces” (cf. P. Garcia), the characters face irreal or impossible events. The purpose is to investigate, mainly in the fictional works Inverness, Karen and El Columpio, this erasure of the real in the composition of characters and also, how fantastic figures are built, crediting the dual model of D. Mellier: explicit fantastic versus fantastic of indetermination. The fantastic effects created on the configuration of characters will be analised, as well as the ways that time and space games contribute to the development of them. It will be shown how these figurations question the feminine condition, while being presented as metaphors of feminine subjectivity construct.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFantásticopt
dc.subjectpersonagempt
dc.subjectnarradorapt
dc.subjectAna Teresa Pereirapt
dc.subjectCristina Fernández Cubaspt
dc.titleAmbiguidade nas figurações femininas em Ana Teresa Pereira e Cristina Fernández Cubaspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage45pt
degois.publication.lastPage62pt
degois.publication.issue58pt
degois.publication.titleBOLETÍN GALEGO DE LITERATURApt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.15304/bgl.58.7530pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.author.orcid0000-0001-6648-9097-
Appears in Collections:I&D CLP - Artigos em Revistas Internacionais
FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

172
checked on May 7, 2024

Download(s)

80
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.