Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96661
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Outros títulos: Pedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learning
Autor: Santos, Ana Isabel de Jesus dos
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Autoavaliação; Ensino-Aprendizagem; Pedagogical Intership; Physical Education; Self-Assessment; Teaching-Learning
Data: 11-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto da turma H do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. Teve como objetivo a transposição de conhecimentos teóricos através de uma prática docente em contexto real, permitindo desenvolver adequadamente competências pessoais e profissionais.O Relatório de Estágio tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas, realizando uma reflexão crítica fundamentada sobre a prática desenvolvida. Desta forma este documento é resultado de uma análise sobre as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e as aprendizagens realizadas. O documento encontra-se divido em três capítulos: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática desenvolvida e aprofundamento de tema/problema.O tema/problema tem como objetivo principal analisar a influência percebida da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. O nosso estudo aproxima-se da literatura existente, mostrando que os alunos reconhecem a influência da autoavaliação na sua própria aprendizagem, percecionando-a como benéfica para o seu desempenho. Acreditamos que houve uma mudança de atitude de alguns alunos perante a autoavaliação, encarando-a com um novo olhar e reconhecendo a sua importância na melhoria da qualidade da aprendizagem.
This document refers to the Pedagogical Internship carried out under the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship was held at the Middle School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, together with the 9th grade H class, in the academic year 2019/2020. Objective of this period was to foster theoretical knowledge transposition into teaching practice in a real context, allowing to properly develop personal and professional skills.The Internship Report aims to reflect on the experiences lived, conducting a critical reflection based on the developed practice. In this way, this document is the result of an analysis of the difficulties experienced, the strategies adopted and the lessons learned. The document is divided into three chapters: contextualization of the developed practice, reflective analysis of the developed practice and further discussion of the theme that we have studied.The main objective of the research is to analyze the perceived influence of self-assessment on student learning. Our study approaches the existing literature, showing that students recognize the influence of self-assessment on their own learning, perceiving it as beneficial to their performance. We believe that there was a change in the attitude of some students towards self-assessment, facing it with a new look and recognizing its importance in improving the quality of learning.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96661
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Esgt1920_Ana_Santos.pdf6.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

62
Visto em 17/jul/2024

Downloads

62
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons