Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96661
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Other Titles: Pedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learning
Authors: Santos, Ana Isabel de Jesus dos
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Autoavaliação; Ensino-Aprendizagem; Pedagogical Intership; Physical Education; Self-Assessment; Teaching-Learning
Issue Date: 11-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto da turma H do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. Teve como objetivo a transposição de conhecimentos teóricos através de uma prática docente em contexto real, permitindo desenvolver adequadamente competências pessoais e profissionais.O Relatório de Estágio tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas, realizando uma reflexão crítica fundamentada sobre a prática desenvolvida. Desta forma este documento é resultado de uma análise sobre as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e as aprendizagens realizadas. O documento encontra-se divido em três capítulos: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática desenvolvida e aprofundamento de tema/problema.O tema/problema tem como objetivo principal analisar a influência percebida da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. O nosso estudo aproxima-se da literatura existente, mostrando que os alunos reconhecem a influência da autoavaliação na sua própria aprendizagem, percecionando-a como benéfica para o seu desempenho. Acreditamos que houve uma mudança de atitude de alguns alunos perante a autoavaliação, encarando-a com um novo olhar e reconhecendo a sua importância na melhoria da qualidade da aprendizagem.
This document refers to the Pedagogical Internship carried out under the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship was held at the Middle School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, together with the 9th grade H class, in the academic year 2019/2020. Objective of this period was to foster theoretical knowledge transposition into teaching practice in a real context, allowing to properly develop personal and professional skills.The Internship Report aims to reflect on the experiences lived, conducting a critical reflection based on the developed practice. In this way, this document is the result of an analysis of the difficulties experienced, the strategies adopted and the lessons learned. The document is divided into three chapters: contextualization of the developed practice, reflective analysis of the developed practice and further discussion of the theme that we have studied.The main objective of the research is to analyze the perceived influence of self-assessment on student learning. Our study approaches the existing literature, showing that students recognize the influence of self-assessment on their own learning, perceiving it as beneficial to their performance. We believe that there was a change in the attitude of some students towards self-assessment, facing it with a new look and recognizing its importance in improving the quality of learning.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96661
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Esgt1920_Ana_Santos.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons