Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96647
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Prof. DR. Ferrer Correia, junto da turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020
Other Titles: Pedagogical Internship's Final Report: Developed in Escola Básica Integrada Prof Dr. Ferrer correia, with class 8°G, in school year 2019/2020
Authors: Vieira, Nuno Filipe Santos
Orientador: Gonçalves, Carlos Eduardo Barros
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Necessidades Psicológicas Básicas; Estilos de Ensino; Physical Education; Internship; Basic Psychological Needs; Teaching Styles
Issue Date: 29-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Prof. DR. Ferrer Correia, junto da turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular “Relatório de Estágio”, pertencente ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciência de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). O Estágio Pedagógico (EP) retrata o culminar da formação enquanto profissional da área da Educação Física (EF), permitindo a aplicação em contexto de ação real de todos os conhecimentos e metodologias transmitidas ao longo dos 4 anos precedentes. Este último foi realizado na Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra, Semide), à turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020. Este relatório assume uma estrutura tripartida. No primeiro capítulo, enuncia-se a contextualização da prática desenvolvida, com a caraterização do meio escolar, expetativas iniciais e papel no processo formativo. No segundo capítulo, é elaborada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, em todas as dimensões onde esta se insere (Planeamento, Avaliação, Realização, Atitude Ético-Profissional). Por fim, no terceiro e último capítulo, é desenvolvido um aprofundamento de um tema-problema (ATP), envolvendo, neste caso, uma revisão sistemática sobre o impacto dos estilos de ensino utilizados pelo professor nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos em Educação Física.A elaboração deste documento, bem como a realização do Estágio Pedagógico assumiram um papel fundamental na formação enquanto futuro profissional da área da Educação Física. Este permitiu-nos efetuar uma reflexão detalhada do processo de ensino, de modo a melhorar a futura intervenção nos estabelecimentos de ensino.
This report is part of the Curricular Unit "Internship Report", belonging to the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Schools (MDPEBSS) of the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra (FSCPEUC). The Pedagogical Internship (PI) portrays the culmination of training as a professional in the area of Physical Education (PE), allowing the application in a real world scenario of all the knowledge and methodologies transmitted over the 4 previous years. The latter was carried out in Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra, Semide), to class 8ºG, in the school year 2019/2020.This report is presented in a three-part structure. In the first chapter, a framing of the developed practice is stated, with the characterization of the school environment, initial expectations, and role in the formative process. In the second chapter, an analysis of the pedagogical practices, and all its dimensions (Planning, Evaluation, Realization, Ethical-Professional Attitude) is elaborated. Finally, in the third and last chapter, an open problem is tackled, involving, in this case, a systematic review on the impact of the teaching styles used by the teacher on the Basic Psychological Needs of students in Physical Education.The elaboration of this document, as well as the execution of Pedagogical Internship, have had a fundamental role in the training to become a professional in the area of Physical Education. It allowed us to carry out a detailed reflection of the teaching process, in order to improve the future intervention in schools.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96647
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg[2020]_Nuno_Vieira.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

83
checked on May 8, 2024

Download(s)

19
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons