Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96647
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Eduardo Barros-
dc.contributor.authorVieira, Nuno Filipe Santos-
dc.date.accessioned2021-12-09T23:01:05Z-
dc.date.available2021-12-09T23:01:05Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96647-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular “Relatório de Estágio”, pertencente ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciência de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). O Estágio Pedagógico (EP) retrata o culminar da formação enquanto profissional da área da Educação Física (EF), permitindo a aplicação em contexto de ação real de todos os conhecimentos e metodologias transmitidas ao longo dos 4 anos precedentes. Este último foi realizado na Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra, Semide), à turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020. Este relatório assume uma estrutura tripartida. No primeiro capítulo, enuncia-se a contextualização da prática desenvolvida, com a caraterização do meio escolar, expetativas iniciais e papel no processo formativo. No segundo capítulo, é elaborada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, em todas as dimensões onde esta se insere (Planeamento, Avaliação, Realização, Atitude Ético-Profissional). Por fim, no terceiro e último capítulo, é desenvolvido um aprofundamento de um tema-problema (ATP), envolvendo, neste caso, uma revisão sistemática sobre o impacto dos estilos de ensino utilizados pelo professor nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos em Educação Física.A elaboração deste documento, bem como a realização do Estágio Pedagógico assumiram um papel fundamental na formação enquanto futuro profissional da área da Educação Física. Este permitiu-nos efetuar uma reflexão detalhada do processo de ensino, de modo a melhorar a futura intervenção nos estabelecimentos de ensino.por
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit "Internship Report", belonging to the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Schools (MDPEBSS) of the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra (FSCPEUC). The Pedagogical Internship (PI) portrays the culmination of training as a professional in the area of Physical Education (PE), allowing the application in a real world scenario of all the knowledge and methodologies transmitted over the 4 previous years. The latter was carried out in Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra, Semide), to class 8ºG, in the school year 2019/2020.This report is presented in a three-part structure. In the first chapter, a framing of the developed practice is stated, with the characterization of the school environment, initial expectations, and role in the formative process. In the second chapter, an analysis of the pedagogical practices, and all its dimensions (Planning, Evaluation, Realization, Ethical-Professional Attitude) is elaborated. Finally, in the third and last chapter, an open problem is tackled, involving, in this case, a systematic review on the impact of the teaching styles used by the teacher on the Basic Psychological Needs of students in Physical Education.The elaboration of this document, as well as the execution of Pedagogical Internship, have had a fundamental role in the training to become a professional in the area of Physical Education. It allowed us to carry out a detailed reflection of the teaching process, in order to improve the future intervention in schools.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectNecessidades Psicológicas Básicaspor
dc.subjectEstilos de Ensinopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectBasic Psychological Needseng
dc.subjectTeaching Styleseng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Prof. DR. Ferrer Correia, junto da turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020por
dc.title.alternativePedagogical Internship's Final Report: Developed in Escola Básica Integrada Prof Dr. Ferrer correia, with class 8°G, in school year 2019/2020eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Prof. DR. Ferrer Correia, junto da turma 8ºG, no ano letivo 2019/2020por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202808629-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVieira, Nuno Filipe Santos::0000-0002-2192-737X-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMarques, Adilson Passos da Costa-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Carlos Eduardo Barros-
uc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Eduardo Barros-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg[2020]_Nuno_Vieira.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

81
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

19
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons