Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96629
Título: Relatório De Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, Junto da Turma 7º C, no ano letivo 2019/2020 A Intervenção Pedagógica: Estudo Comparativo entre a Perceção Sobre a Intervenção Pedagógica do Professor de Educação Física e dos Respetivos Alunos
Outros títulos: Teacher Training Report Developed at Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, Together with Class 7º C, in the academic year 2019/2020 Pedagogical Intervention: Comparative Study between the Perception of Pedagogical Intervention of the Physical Education Teacher and the respective Students
Autor: Rodrigues, Carolina Minhoto
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Intervenção pedagógica; Dimensões de ensino; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Pedagogical intervention; Teaching dimensions
Data: 24-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório De Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, Junto da Turma 7º C, no ano letivo 2019/2020 A Intervenção Pedagógica: Estudo Comparativo entre a Perceção Sobre a Intervenção Pedagógica do Professor de Educação Física e dos Respetivos Alunos
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório, reflete o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, retratando o resultado de uma análise e reflexão crítica de todo este processo e a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, com a turma do 7ºC, no decorrer do ano letivo 2019/2020. O primeiro contato do professor estagiário com o contexto real de ensino é de extrema importância. Permitindo a aplicação de todos os saberes adquiridos ao longo do seu percurso académico, mas acima de tudo proporcionando-lhe novas experiências e desafios, o que se irá refletir na ampliação de conhecimentos e influenciará, positivamente, o seu processo de crescimento profissional. Neste sentido, o documento, apresenta-se dividido em 3 grandes capítulos. No primeiro capítulo será realizada a contextualização da prática, tendo por base todo o contexto escolar. O segundo capítulo, centra-se na análise reflexiva sobre a prática pedagógica e está dividido em 4 áreas de intervenção, as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Por fim, no capítulo 3, será realizado o aprofundamento do tema problema: “Intervenção Pedagógica: Estudo Comparativo Entre a Perceção Sobre a Intervenção Pedagógica do Professor de Educação Física e dos Respetivos alunos”.
This report reflects the work developed throughout the Teacher Training with the 7C class in school year 2019/2020 at Infanta Dona Maria Secondary School in Coimbra. It portrays the result of a critical reflection and analysis of this whole process and the conclusion of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The first contact of the student teacher with a real classroom setting is extremely important, in that it is an opportunity to apply the knowledge that has been acquired throughout the academic career. But the new experiences and challenges that are presented in this new context are even more significant, in that they bring new knowledge and will have a positive influence on professional growth. Considering the aforementioned aspects, this report is divided into three main chapters. The first chapter presents contextualises the experience based on the school setting. The second chapter focuses on a reflexive analysis on the pedagogical practice and is divided into four areas of intervention: teaching-learning activities; school organisational management activities; educational projects and partnerships, and ethical-professional conduct. Finally, chapter three will delve into the issue of "Pedagogical intervention: A comparative study on the perception of pedagogical intervention, from the perspective of the physical education teacher and the respective students".
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96629
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_1920_Carolina_Rodrigues.pdf3.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

80
Visto em 26/mar/2024

Downloads

63
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons