Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96579
Título: A Utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: Estudo de Caso dos Futuros Professores de Geografia da FLUC
Outros títulos: The Use of Technological Resources in Geography Teaching: Case Study of Future Geography Teachers at FLUC
Autor: Lambelho, Marta Isabel Pinheiro
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Palavras-chave: Ensino da Geografia; Estágio Pedagógico Supervisionado; Recursos Didáticos Tecnológicos; Tecnologias de Informação Geográfica (TIG); Futuros Professores; Geography Teaching; Supervised Pedagogical Internship; Technological Didactic Resources; Geographic Information Technologies; Future Teachers
Data: 7-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: Estudo de Caso dos Futuros Professores de Geografia da FLUC
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia, apresenta uma caracterização e reflexão acerca das atividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico Supervisionado, que teve lugar na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, em 2020/2021. Aliada à experiência do Estágio é estudado o tema deste relatório: a utilização de recursos tecnológicos no Ensino da Geografia, cujo objetivo principal é aferir perceções dos estudantes quanto à utilização destes nas aulas de Geografia e analisar os recursos utilizados pelos futuros professores de Geografia da FLUC, com destaque para as Tecnologias de Informação Geográfica (TIG). Este objetivo será concretizado através de pesquisa bibliográfica, de aplicação de questionários e da respetiva análise estatística. Para estudar a importância e pertinência da tecnologia no Ensino da Geografia, conhecer as perceções dos estudantes quanto à utilização de tecnologias na disciplina, e aferir quais os recursos utilizados pelos futuros professores de Geografia, o Relatório encontra-se estruturado em três partes: a primeira diz respeito à caracterização da escola e turma, e à reflexão sobre o Estágio Pedagógico, com exploração das atividades realizadas e experiências da lecionação; a segunda remete para o desenvolvimento teórico do tema em estudo, sendo adotado um parecer fundamentado e favorável à introdução de recursos tecnológicos nas aulas de Geografia, tendo em conta a Sociedade da Informação , o desenvolvimento tecnológico e os documentos curriculares em vigor, para evitar que a escola se torne num espaço anacrónico. Será ainda apresentada uma classificação dos recursos didáticos. Por fim, serão analisados os resultados da aplicação do questionário a 124 estudantes de três Agrupamentos de Escolas, e do levantamento dos recursos utilizados pelos sete estagiários com base nos respetivos planos de aula. Esta análise atestou a importância da integração de recursos tecnológicos no Ensino da Geografia, com as TIG a assumirem um papel relevante que não deve ser desconsiderado, mas cujas perspetivas futuras, observadas através dos estagiários, ficam aquém do desejado, sendo feita uma reflexão e apontadas sugestões para potenciar o uso destes recursos no futuro.
This Internship Report, carried out within the scope of the Master of Education in Geography, presents a characterization and reflection on the activities developed in the Supervised Pedagogical Internship, which took place at Infanta D. Maria Secondary School, in Coimbra, in 2020/2021. Allied to the experience in Internship, the theme of this report is studied: the use of technological resources in the Geography Teaching, whose main objective is to assess students' perceptions regarding their use in Geography classes and analyze the resources used by future Geography teachers at FLUC, with emphasis on Geographic Information Technologies. This objective will be achieved through bibliographic research, application of questionnaires and respective statistical analysis. In order to study the importance and pertinence of technology in the Teaching of Geography, to know the students' perceptions regarding the use of technologies in the discipline, and to assess which resources are used by future Geography teachers, the Report is structured in three parts: the first it concerns the characterization of the school and class, and the reflection on the Pedagogical Internship, with exploration of the activities carried out and teaching experiences; the second refers to the theoretical development of the subject under study, being adopted a reasoned opinion and favorable to the introduction of technological resources in Geography classes, taking into account the Information Society, technological development and the curricular documents in force, to avoid that the school becomes an anachronistic space. A classification of teaching resources will also be presented. Finally, the results of applying the questionnaire to 124 students from three School Groups will be analyzed, and the survey of resources used by the seven trainees based on their respective lesson plans.This analysis attested to the importance of integrating technological resources in the Geography Teaching, with TIG assuming a relevant role that should not be disregarded, but whose future perspectives, observed through the interns, fall short of what is desired, with a reflection and pointed out suggestions for enhancing the use of these resources in the future.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96579
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MartaLambelho_versaofinal.pdf20.26 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

188
Visto em 26/mar/2024

Downloads

295
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons