Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96579
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
dc.contributor.authorLambelho, Marta Isabel Pinheiro-
dc.date.accessioned2021-11-26T23:00:57Z-
dc.date.available2021-11-26T23:00:57Z-
dc.date.issued2021-09-07-
dc.date.submitted2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96579-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia, apresenta uma caracterização e reflexão acerca das atividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico Supervisionado, que teve lugar na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, em 2020/2021. Aliada à experiência do Estágio é estudado o tema deste relatório: a utilização de recursos tecnológicos no Ensino da Geografia, cujo objetivo principal é aferir perceções dos estudantes quanto à utilização destes nas aulas de Geografia e analisar os recursos utilizados pelos futuros professores de Geografia da FLUC, com destaque para as Tecnologias de Informação Geográfica (TIG). Este objetivo será concretizado através de pesquisa bibliográfica, de aplicação de questionários e da respetiva análise estatística. Para estudar a importância e pertinência da tecnologia no Ensino da Geografia, conhecer as perceções dos estudantes quanto à utilização de tecnologias na disciplina, e aferir quais os recursos utilizados pelos futuros professores de Geografia, o Relatório encontra-se estruturado em três partes: a primeira diz respeito à caracterização da escola e turma, e à reflexão sobre o Estágio Pedagógico, com exploração das atividades realizadas e experiências da lecionação; a segunda remete para o desenvolvimento teórico do tema em estudo, sendo adotado um parecer fundamentado e favorável à introdução de recursos tecnológicos nas aulas de Geografia, tendo em conta a Sociedade da Informação , o desenvolvimento tecnológico e os documentos curriculares em vigor, para evitar que a escola se torne num espaço anacrónico. Será ainda apresentada uma classificação dos recursos didáticos. Por fim, serão analisados os resultados da aplicação do questionário a 124 estudantes de três Agrupamentos de Escolas, e do levantamento dos recursos utilizados pelos sete estagiários com base nos respetivos planos de aula. Esta análise atestou a importância da integração de recursos tecnológicos no Ensino da Geografia, com as TIG a assumirem um papel relevante que não deve ser desconsiderado, mas cujas perspetivas futuras, observadas através dos estagiários, ficam aquém do desejado, sendo feita uma reflexão e apontadas sugestões para potenciar o uso destes recursos no futuro.por
dc.description.abstractThis Internship Report, carried out within the scope of the Master of Education in Geography, presents a characterization and reflection on the activities developed in the Supervised Pedagogical Internship, which took place at Infanta D. Maria Secondary School, in Coimbra, in 2020/2021. Allied to the experience in Internship, the theme of this report is studied: the use of technological resources in the Geography Teaching, whose main objective is to assess students' perceptions regarding their use in Geography classes and analyze the resources used by future Geography teachers at FLUC, with emphasis on Geographic Information Technologies. This objective will be achieved through bibliographic research, application of questionnaires and respective statistical analysis. In order to study the importance and pertinence of technology in the Teaching of Geography, to know the students' perceptions regarding the use of technologies in the discipline, and to assess which resources are used by future Geography teachers, the Report is structured in three parts: the first it concerns the characterization of the school and class, and the reflection on the Pedagogical Internship, with exploration of the activities carried out and teaching experiences; the second refers to the theoretical development of the subject under study, being adopted a reasoned opinion and favorable to the introduction of technological resources in Geography classes, taking into account the Information Society, technological development and the curricular documents in force, to avoid that the school becomes an anachronistic space. A classification of teaching resources will also be presented. Finally, the results of applying the questionnaire to 124 students from three School Groups will be analyzed, and the survey of resources used by the seven trainees based on their respective lesson plans.This analysis attested to the importance of integrating technological resources in the Geography Teaching, with TIG assuming a relevant role that should not be disregarded, but whose future perspectives, observed through the interns, fall short of what is desired, with a reflection and pointed out suggestions for enhancing the use of these resources in the future.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectEstágio Pedagógico Supervisionadopor
dc.subjectRecursos Didáticos Tecnológicospor
dc.subjectTecnologias de Informação Geográfica (TIG)por
dc.subjectFuturos Professorespor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectSupervised Pedagogical Internshipeng
dc.subjectTechnological Didactic Resourceseng
dc.subjectGeographic Information Technologieseng
dc.subjectFuture Teacherseng
dc.titleA Utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: Estudo de Caso dos Futuros Professores de Geografia da FLUCpor
dc.title.alternativeThe Use of Technological Resources in Geography Teaching: Case Study of Future Geography Teachers at FLUCeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA Utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: Estudo de Caso dos Futuros Professores de Geografia da FLUCpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202801217-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLambelho, Marta Isabel Pinheiro::0000-0002-0743-3672-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.degree.elementojuriNunes, Sérgio Claudino Loureiro-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MartaLambelho_versaofinal.pdf20.26 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

198
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

305
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons