Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96551
Title: É assim que a luz entra - o texto literário e o cinema no Ensino da História
Other Titles: This is how the light gets in - literary text and cinema in the teaching of History
Authors: Cardoso, Diogo Xavier Ferreira
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Keywords: Recursos pedagógicos; History; Literary text; Cinema; Pedagogical resources; História; Texto literário; Cinema
Issue Date: 9-Jun-2021
Serial title, monograph or event: É assim que a luz entra - o texto literário e o cinema no Ensino da História
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este trabalho, construído no âmbito da prática pedagógica supervisionada, tem o objetivo de apresentar, na vertente teórica e na sua tradução prática, um conjunto de conteúdos e estratégias, que podem ser denominados de recursos pedagógicos, pensados para utilização na aula de História de turmas do Ensino Básico, fundamentalmente do 7º ano de escolaridade, e na aula de História da Cultura e das Artes, para alunos do 10º ano de escolaridade. Os recursos pedagógicos utilizados neste trabalho são constituídos a partir de duas grandes temáticas. Num primeiro plano, os recursos criados têm por base a presença do texto literário na aula de História, tendo em conta as metodologias de construção de um texto literário e as relações que podem ser estabelecidas entre esse tipo de texto e aprendizagem que necessita de ser gerada. Existe a pretensão, ainda, de que os alunos possam explorar o seu conhecimento histórico através dessa ferramenta fundamental que é a leitura. Num outro plano, demonstra-se um conjunto de exemplos de utilização de conteúdos audiovisuais, com o cinema e as séries em plano de destaque, para a criação de recursos pedagógicos que potenciam a aprendizagem histórica. Neste sentido, propõe-se o cinema como um veículo crucial, transmissor de elementos audiovisuais capazes de proporcionarem aos alunos estímulos que os aproximem dos conteúdos lecionados. Estes dois recursos são apresentados ao longo do ano, alicerçados em excertos de obras literárias e de conteúdos audiovisuais, através dos quais se cumprem os objetivos de desenvolver as capacidades de leitura, análise crítica e criatividade dos estudantes.
AbstractThis work, built within the scope of supervised pedagogical practice, aims to present, in the theoretical aspect and in its translation, a joint practice of contents and mechanisms, which can be called pedagogical resources, designed for use in the History classes. Middle school classes, mainly in the 7th grade, and in the History of Culture and Arts class, for students in the 10th grade. The pedagogical resources used in this work are based on two major themes. Firstly, the resources created are based on the presence of the literary text in the History class, considering the methodologies of building a literary text and the relationships that may be between that type of text and the learning that needs to be generated. There is also the claim that students can explore their historical knowledge through this fundamental tool, which is reading. Secondly, a set of examples of the use of audiovisual content is shown, with cinema and series in a prominent position, for the creation of pedagogical resources that enhance historical learning. So, in this way, cinema is proposed as a crucial vehicle, transmitting audiovisual elements capable of providing students with the stimulus that brings them closer to the content taught. These two resources are necessary throughout the year, based on excerpts from literary works and audiovisual content, through which the objectives of developing as a resource for reading, critical analysis, critical reading and creativity of students are fulfilled.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96551
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DiogoCardoso_versaofinal.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

89
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

95
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons