Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96539
Título: Intervenção Educativa no (In)Sucesso Académico de Estudantes Acompanhados pelo Núcleo de Integração e Aconselhamento dos SASUC
Outros títulos: Educational Intervention in the Academic (Un)Success of Students Accompanied by the Integration and Counseling Nucleus of SASUC
Autor: Duarte, Sara Rafaela Oliveira
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Estudantes da Universidade de Coimbra; Insucesso Académico; Materiais Pedagógicos; Estratégias e Métodos de Estudo; Apoio; Students of the University of Coimbra; Academic failure; Educational Material; Learning strategies and methods; Assistance
Data: 30-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Intervenção Educativa no (In)Sucesso Académico de Estudantes Acompanhados pelo Núcleo de Integração e Aconselhamento dos SASUC
Local de edição ou do evento: Núcleo de Integração e Aconselhamento | SASUC
Resumo: O presente relatório tem o objetivo de descrever o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, relativamente ao estágio curricular realizado nos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Ao longo do ano letivo, foi desenvolvido um trabalho, através de consultas de psicopedagogia, de observação de vinte e quatro estudantes, de intervenção em mais quatro, tendo-se feito um acompanhamento direto via Zoom. Estas consultas são pensadas para estudantes com insucesso académico e têm o objetivo de os apoiar na reorganização de estratégias e métodos de estudo mais eficazes. Para tal foi desenvolvido um trabalho de atualização do material já usado nas consultas, com integração de novos conhecimentos e adição de uma componente prática, composta de exercícios relativos ao tema de cada sessão, que são passiveis de serem retirados e enviados para os estudantes de forma que estes possam usar como auxílio de estudo e preparação para momentos de avaliação. Procedeu-se ainda à atualização de vários materiais pedagógicos e produção de outros que pudessem auxiliar a eficácia de outras valências da instituição. Para uma melhor compreensão de todo o trabalho realizado em cada valência da instituição apresentamos uma descrição organizada, que dá conta de todas as atividades que o estágio envolveu, bem como os instrumentos usados em cada parte.Além do já referido, é apresentado de modo anónimo e resumido cada caso observado e de intervenção direta.
The present report aims to describe the work developed during this scholar year, concerning the curricular internship carried out at the University of Coimbra Social Assistance Services, to obtain a Master’s degree in Educational Science by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.During this school year, the work has been developed through psycho-pedagogy consultations, direct observation of twenty-four students, intervention on four students, with whom was developed a direct mentoring using the video-conferencing app, Zoom.These consultations were conceived for students with academical failure, with the goal of helping them reorganising and improving their learning methods and strategies in order to be more effective. For this to happen, an upgrade of all educational material was developed, thus gaining new knowledge as well as a more prescriptive practical component was introduced. Exercises were elaborated alluding to the theme of each session, which could be sent to the students so that they could be used as help study auxiliaries and preparation for the examination moments. Several pedagogical materials were upgraded as well as more were elaborated with the objective of helping the efficiency of other valences of the institutionFor a better understanding of the whole work implemented in each valence of the institution, a well organised description is presented which describes all the activities developed during the internship as well as the instruments used in each part.In addition to the above-mentioned, a summary of each case studied as well as the cases of direct intervention are presented anonymously.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96539
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
relatório submisãao.pdf584.43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons