Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96539
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorDuarte, Sara Rafaela Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:35Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:35Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96539-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório tem o objetivo de descrever o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, relativamente ao estágio curricular realizado nos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Ao longo do ano letivo, foi desenvolvido um trabalho, através de consultas de psicopedagogia, de observação de vinte e quatro estudantes, de intervenção em mais quatro, tendo-se feito um acompanhamento direto via Zoom. Estas consultas são pensadas para estudantes com insucesso académico e têm o objetivo de os apoiar na reorganização de estratégias e métodos de estudo mais eficazes. Para tal foi desenvolvido um trabalho de atualização do material já usado nas consultas, com integração de novos conhecimentos e adição de uma componente prática, composta de exercícios relativos ao tema de cada sessão, que são passiveis de serem retirados e enviados para os estudantes de forma que estes possam usar como auxílio de estudo e preparação para momentos de avaliação. Procedeu-se ainda à atualização de vários materiais pedagógicos e produção de outros que pudessem auxiliar a eficácia de outras valências da instituição. Para uma melhor compreensão de todo o trabalho realizado em cada valência da instituição apresentamos uma descrição organizada, que dá conta de todas as atividades que o estágio envolveu, bem como os instrumentos usados em cada parte.Além do já referido, é apresentado de modo anónimo e resumido cada caso observado e de intervenção direta.por
dc.description.abstractThe present report aims to describe the work developed during this scholar year, concerning the curricular internship carried out at the University of Coimbra Social Assistance Services, to obtain a Master’s degree in Educational Science by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.During this school year, the work has been developed through psycho-pedagogy consultations, direct observation of twenty-four students, intervention on four students, with whom was developed a direct mentoring using the video-conferencing app, Zoom.These consultations were conceived for students with academical failure, with the goal of helping them reorganising and improving their learning methods and strategies in order to be more effective. For this to happen, an upgrade of all educational material was developed, thus gaining new knowledge as well as a more prescriptive practical component was introduced. Exercises were elaborated alluding to the theme of each session, which could be sent to the students so that they could be used as help study auxiliaries and preparation for the examination moments. Several pedagogical materials were upgraded as well as more were elaborated with the objective of helping the efficiency of other valences of the institutionFor a better understanding of the whole work implemented in each valence of the institution, a well organised description is presented which describes all the activities developed during the internship as well as the instruments used in each part.In addition to the above-mentioned, a summary of each case studied as well as the cases of direct intervention are presented anonymously.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstudantes da Universidade de Coimbrapor
dc.subjectInsucesso Académicopor
dc.subjectMateriais Pedagógicospor
dc.subjectEstratégias e Métodos de Estudopor
dc.subjectApoiopor
dc.subjectStudents of the University of Coimbraeng
dc.subjectAcademic failureeng
dc.subjectEducational Materialeng
dc.subjectLearning strategies and methodseng
dc.subjectAssistanceeng
dc.titleIntervenção Educativa no (In)Sucesso Académico de Estudantes Acompanhados pelo Núcleo de Integração e Aconselhamento dos SASUCpor
dc.title.alternativeEducational Intervention in the Academic (Un)Success of Students Accompanied by the Integration and Counseling Nucleus of SASUCeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationNúcleo de Integração e Aconselhamento | SASUC-
degois.publication.titleIntervenção Educativa no (In)Sucesso Académico de Estudantes Acompanhados pelo Núcleo de Integração e Aconselhamento dos SASUCpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202794059-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Sara Rafaela Oliveira::0000-0002-4902-405X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriNascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira-
uc.degree.elementojuriSilva, Maria Helena Lopes Damião-
uc.degree.elementojuriFestas, Maria Isabel Ferraz-
uc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatório submisãao.pdf584.43 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

129
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

93
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons