Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96498
Título: A dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e a importância da Mediação Escolar num Agrupamento de escolas.
Outros títulos: The dynamics of the Student and Family Support Office and the importance of School Mediation in a School Grouping.
Autor: Mateus, Ana Filipa Cardoso
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Branco, Mafalda
Palavras-chave: Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família; Mediação Escolar; Agrupamento de escolas; Direitos das crianças; Trabalho infantil; Student and Family Support Office; School Mediation; School Grouping; Children's Rights; Child Labor
Data: 13-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e a importância da Mediação Escolar num Agrupamento de escolas.
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela
Resumo: Este relatório demonstra o trabalho desenvolvido no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, que tem um Protocolo com o Instituto de Apoio à Criança, e foi feito no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O estágio decorreu de setembro de 2020 a junho de 2021, sendo que setembro e outubro foram dedicados à leitura da documentação dos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Apoio à Criança e o estágio presencial no Agrupamento iniciou-se a 2 de novembro de 2020. Ao longo do estágio desenvolvemos atividades de acordo com a dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e do Projeto de Mediação Escolar.Assim, é necessário destacar a extrema importância que a Mediação Escolar tem num Agrupamento de Escolas e o tipo de intervenção que realiza, sendo que esta contribui bastante para o desenvolvimento saudável e harmonioso de todos os alunos, permitindo que estes adquiram valores e competências para o seu processo de crescimento, bem compara a promoção do seu sucesso escolar e pessoal. A Mediação Escolar envolve , também, as famílias e toda a restante comunidade educativa.Participamos, ainda, em atividades que promovem o que foi dito anteriormente e que fomentam no aluno a reflexão sobre determinadas temáticas/problemáticas, incutindo nestes a capacidade de caminhar, juntos, para a Paz e não para a violência.A concretização deste estágio ajudou-nos a adquirir e a desenvolver competências a nível pessoal e profissional que nos ajudarão a exercer funções num Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família num Agrupamento de escolas, como Técnica Superior de Educação.
This report shows the work developed in the Student and Family Support Office in the Grouping of Schools Infante D. Pedro, in Penela, in the scope of the Protocol with the Child Support Institute, and it was developed in the context of the Master's in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.The internship took place from September 2020 to June 2021, where September and October were dedicated to reading the documentation of the projects developed by the Institute for Child Support and the internship in the school started on November 2,2020. Throughout the internship we developed activities according to the dynamics of the Support Office for Students and Families and the School Mediation Project. Thus, it is necessary to highlight the extreme importance that School Mediation has in a grouping and the type of intervention that it carries out, as it contributes greatly to the healthy and harmonious development of all the students in the grouping, allowing them to acquire values and skills for their growth process, as well as for the promotion of their academic and personal success. School Mediation also involves families and other elements of the whole educational community.We also participate in activities that promote what was said above and that encourage students to reflect on certain themes/problems, instilling in them the ability to walk together towards peace and not violence. This internship helped us to acquire and develop personal and professional skills that will help us to work in a Student and Family Support Office in a school grouping, as a HigherEducation Technician.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96498
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Ana Mateus .pdf3.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

125
Visto em 16/abr/2024

Downloads

109
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons