Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96498
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.contributor.advisorBranco, Mafalda-
dc.contributor.authorMateus, Ana Filipa Cardoso-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:05Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:05Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96498-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste relatório demonstra o trabalho desenvolvido no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, que tem um Protocolo com o Instituto de Apoio à Criança, e foi feito no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O estágio decorreu de setembro de 2020 a junho de 2021, sendo que setembro e outubro foram dedicados à leitura da documentação dos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Apoio à Criança e o estágio presencial no Agrupamento iniciou-se a 2 de novembro de 2020. Ao longo do estágio desenvolvemos atividades de acordo com a dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e do Projeto de Mediação Escolar.Assim, é necessário destacar a extrema importância que a Mediação Escolar tem num Agrupamento de Escolas e o tipo de intervenção que realiza, sendo que esta contribui bastante para o desenvolvimento saudável e harmonioso de todos os alunos, permitindo que estes adquiram valores e competências para o seu processo de crescimento, bem compara a promoção do seu sucesso escolar e pessoal. A Mediação Escolar envolve , também, as famílias e toda a restante comunidade educativa.Participamos, ainda, em atividades que promovem o que foi dito anteriormente e que fomentam no aluno a reflexão sobre determinadas temáticas/problemáticas, incutindo nestes a capacidade de caminhar, juntos, para a Paz e não para a violência.A concretização deste estágio ajudou-nos a adquirir e a desenvolver competências a nível pessoal e profissional que nos ajudarão a exercer funções num Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família num Agrupamento de escolas, como Técnica Superior de Educação.por
dc.description.abstractThis report shows the work developed in the Student and Family Support Office in the Grouping of Schools Infante D. Pedro, in Penela, in the scope of the Protocol with the Child Support Institute, and it was developed in the context of the Master's in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.The internship took place from September 2020 to June 2021, where September and October were dedicated to reading the documentation of the projects developed by the Institute for Child Support and the internship in the school started on November 2,2020. Throughout the internship we developed activities according to the dynamics of the Support Office for Students and Families and the School Mediation Project. Thus, it is necessary to highlight the extreme importance that School Mediation has in a grouping and the type of intervention that it carries out, as it contributes greatly to the healthy and harmonious development of all the students in the grouping, allowing them to acquire values and skills for their growth process, as well as for the promotion of their academic and personal success. School Mediation also involves families and other elements of the whole educational community.We also participate in activities that promote what was said above and that encourage students to reflect on certain themes/problems, instilling in them the ability to walk together towards peace and not violence. This internship helped us to acquire and develop personal and professional skills that will help us to work in a Student and Family Support Office in a school grouping, as a HigherEducation Technician.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGabinete de Apoio ao Aluno e à Famíliapor
dc.subjectMediação Escolarpor
dc.subjectAgrupamento de escolaspor
dc.subjectDireitos das criançaspor
dc.subjectTrabalho infantilpor
dc.subjectStudent and Family Support Officeeng
dc.subjectSchool Mediationeng
dc.subjectSchool Groupingeng
dc.subjectChildren's Rightseng
dc.subjectChild Laboreng
dc.titleA dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e a importância da Mediação Escolar num Agrupamento de escolas.por
dc.title.alternativeThe dynamics of the Student and Family Support Office and the importance of School Mediation in a School Grouping.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela-
degois.publication.titleA dinâmica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e a importância da Mediação Escolar num Agrupamento de escolas.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793362-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMateus, Ana Filipa Cardoso::0000-0003-3720-8780-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriVieira, Cristina Maria Coimbra-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Sofia Margarida Correia-
uc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
uc.contributor.advisorBranco, Mafalda-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Ana Mateus .pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

126
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

110
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons